Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será, como já é tradição, a Rampa Histórica do Caramulo. Com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu, esta prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição contará com a participação de quase 70 automóveis, sendo que desses 15 irão competir em Velocidade, enquanto os restantes participarão na vertente de Regularidade. Novidade nesta edição é o facto de a prova ter ganho um dia, com a competição a começar logo na sexta-feira e a estender-se até domingo.
Paralelamente, e como é tradicional do Caramulo Motorfestival, o programa conta ainda com passeios e ralis de automóveis como o Passeio ACP Clássicos, a Rota das Clássicos, o Passeio Honda S2000, o Passeio Maranello Legacy, o Encontro dos Japoneses, o Encontro Porsche e o Encontro Porsche 356, o Passeio do Clube CRX.PT, o Passeio Peugeot 205 GTI/CTI/Rallye, o Passeio Caramulo TT ou o Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, além da estreia do Passeio 200 Milhas, que parte de Castelo Branco com rumo ao Caramulo. As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati ou na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas.
Incontornável neste evento é a presença de pilotos de renome nacional e internacional convidados a participar na Rampa Histórica do Caramulo e no convívio com o público. Entre estes encontram-se o italiano Valentino Balboni, Chief Test Pilot da Lamborghini desde 1968 e hoje um embaixador da marca, Cyril Neveu, o piloto francês que venceu cinco vezes o Paris-Dakar, incluindo a primeira edição da prova em 1979, Pedro Lamy, um dos mais conceituados pilotos nacionais com um currículo invejável que vai da velocidade e da Fórmula 1 às competições de GTs e endurance ou André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos, tendo já participado em provas como a Baja Portalegre 500 de 2016 ou o mítico Rally Dakar, como pela sua carreira como treinador.
O Caramulo Motorfestival conta ainda com uma pista TT para todos os visitantes que se queiram juntar em veículos de todo-o-terreno, a clássica parada militar Jeep Attack!, a Pista Júior Prio, para os mais novos também poderem fazer corridas, e a Feira de Automobilia do Caramulo, que este ano conta também com um Gaming Center, repleto de jogos e simuladores, e a presença de elementos da GNR vestidos à época com uma bicicleta e moto antigas.
Outra das grandes novidades para 2018 é a transmissão do Caramulo Motorfestival em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica do Caramulo, os bastidores, os sub-eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.
Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Prio Air Show, um espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de demonstração ou acrobático.
O Museu do Caramulo apresenta ainda a exposição temporária “Porsche: 70 anos de evolução”, que apresenta a história da Porsche através de um alinhamento de modelos da marca, sem paralelo em Portugal, com exemplares raros e de elevado valor histórico e desportivo como o Porsche 356 Carrera 2, o Porsche Carrera 6 (906), o Porsche 911 2.7 RS, o Porsche 930 “Slant Nose”, o Porsche 918 Spyder, o Porsche 935 “Almeras” ou mesmo um raríssimo Porsche 550 Spyder de 1957, que nunca esteve em solo português até agora.
Estarão ainda patentes durante o evento as exposições “The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas (1977-85)”, dedicada aos 40 anos da saga Star Wars e a exposição “Black Box: Passeios”, que conta com obras de oito artistas plásticos como Pedro Cabrita Reis, Jorge Molder, Luísa Cunha, Francisco Tropa ou Pedro Calapez.
Para mais informações aceda ao site oficial em www.caramulo-motorfestival.com.