Ford Focus ST Edition: Cheiro a despedida

16/04/2024

Este é o novo Ford Focus ST Edition, a variante da versão ST que inclui um conjunto sofisticado de suspensão ajustável aliado às opções mais populares da gama num único automóvel.

 

De facto, um dos novos destaques da ST Edition reside na suspensão com coilovers KW Automotive, que permite aos condutores regular o amortecimento do veículo de encontro à vertente dinâmica preferida. Neste ponto, a Ford fornece um documento técnico a acompanhar cada ST Edition, detalhando as configurações de suspensão recomendadas para diferentes condições de condução, incluindo as encontradas em Nürburgring. Porque estamos diante de um hot hatch com reconhecidos pergaminhos, as molas são também mais rígidas, em 50 por cento em relação à normal versão ST.

Existem ainda novas jantes 19 polegadas – que reduzem a massa não suspensa em 10 por cento em cada canto – calçadas em pneus Pirelli P Zero Corsa e que albergam travões Brembo, num pacote que inclui o motor de 2.3 litros com 276 cavalos que atinge uma velocidade máxima declarada pela marca de 250 km/h, acelerando dos 0 aos 100 em 5,7 segundos.

De série, o ST Edition inclui ainda elementos como o pacote de inverno (com volante aquecido e o curioso pára-brisas aquecido ‘Quicklear’) e o sistema de áudio B&O de 675W com nada menos que dez alto-falantes e um subwoofer, tudo para que o condutor entusiasta possa ajudar a justificar a escolha desta automóvel para o seu dia-a-dia.

O novo Ford Focus ST Edition, que conta com caixa manual, chega agora ao mercado entoando o canto do cisne do modelo, com o fim de uma linhagem iniciada em 1998 marcado já para 2025. Talvez apontando ao eventual estatuto de futuro clássico do modelo, para o Focus ST Edition de 2024, somos agora relembrados da célebre frase de Henry Ford acerca do T: “Pode escolher qualquer cor, desde que seja preto”.

 

Desta vez, Azura Blue: um tom perfeito para acelerar a caminho do Verão.