Ford GN34, o superdesportivo americano que nunca o chegou a ser

12/02/2024

Nos anos 80, a Ferrari e a Porsche eram as líderes de vendas, no que aos desportivos diz respeito. A Ford já tinha, no passado, desenvolvido um desportivo para bater a Ferrari, no entanto, o GT40 foi produzido unicamente com o objectivo de o fazer nas pistas.

 

Uma pequena equipa, do departamento de desenvolvimento dos produtos da Ford, iniciou o esboço daquilo que seria um automóvel desportivo que rivalizasse a Ferrari nas vendas, ainda que, por um valor inferior, idêntico ao Chevrolet Corvette ou ao Porsche 944. Com este esboço inicial, eles contactaram o departamento Special Vehicles Operations, ou SVO, para trocar ideias. No final, a SVO iria ficar responsável pelo projecto e deu-lhe o nome de GN34.

Nesta novo etapa do GN34, haviam dois grandes objectivos, o automóvel teria de ter um desenho elegante e fluído, assim como um motor de elevadas prestações, colocado na zona central do automóvel. No entanto, no que toca a motores, a Ford tinha pouca escolha. Podia optar pela mecânica do Sierra RS Cosworth, no entanto, este era uma escolha cara e não faria frente aos Ferrari, ou o motor Modular V8, mas este ainda estava longe de estar pronto para venda. No final, restaria o motor V6 Super High Output, de quatro árvores de cames à cabeça, desenvolvido em conjunto com a Yamaha, para aplicar no futuro Ford Taurus SHO, e seria este o motor escolhido para animar o projecto GN34.

No campo do design, a equipa viajou até à Europa, para estudar parceiros, tanto no desenho, como na possível produção do modelo. Inicialmente, os primeiros desenhos vieram da francesa Heuliez, no entanto, a Ford ficou apaixonada pelos desenhos da italiana Italdesign de Giorgetto Giugiaro. Desta parceria, nasceria o protótipo Maya, equipado com o motor V6 da Ford, onde eram utilizados alguns apontamentos do Lotus Esprit.

Em Julho de 1984, o projecto foi apresentado à administração da Ford, que ficou preocupada com vários aspectos, nomeadamente, garantias, qualidade, segurança e custo, ou seja, todas as vertentes importantes para o desenvolvimento de um automóvel. Para baixar os custos de produção, o projecto GN34 passou a utilizar a base do Ford Sierra. A Italdesign produziu outro modelo com base no Sierra, que se juntou a um protótipo desenhado dentro da marca, pelo departamento Advanced Design.

Posteriormente, a SVO teve luz verde para produzir um automóvel que entrasse no mercado para competir com o Ferrari 308/328, no entanto, isto teria de acontecer em apenas dez meses. A Italdesign foi contratada para ajudar e acabou por produzir um protótipo funcional, o Maya EM, para ser testado pelo piloto de testes da marca, Jackie Stuart, que deu boa nota ao comportamento do véiculo. A Italdesign iria construir mais um protótipo, o Maya II ES, para ser estudado o desenho do automóvel, além da própria Ford ter pedido mais um protótipo à Ghia.

O projecto estava a andar muito bem e mais protótipos foram construídos, um sob a plataforma do Ford Escort americano e dois com a base no De Tomaso Pantera, construídos pela Jack Roush Engineering, com o chassis elaborado pela Canewdon Consultants. Um deles tinha motor V6, o outro um motor V8 e uma caixa de velocidades ZF. Foi decidido também que a produção ficaria a cargo da Heuliez, em França.

No final, devido a cotações da moeda americana, a margem de lucro da Ford foi bastante reduzida e o projecto seria cancelado em Julho de 1986, a favor do Ford Explorer, que mostrou ser uma decisão acertada, mas não para os entusiastas de desportivos.