Ford Mustang GT que pertenceu a Henry Ford II vendido em leilão por cerca de 277 mil euros

30/06/2021

O Ford Mustang é um dos modelos mais icónico do construtor americano, principalmente na sua primeira geração, lançada em 1964. Este foi o automóvel que marcou uma nova era, com a criação de um novo segmento, o pony car.

O Ford Mustang GT Convertible de 1966 presente no artigo, além de ser dos mais procurados K-Code foi ainda utilizado como automóvel pessoal de Henry Ford II quando este dirigia a empresa. Foi encomendado pelo próprio para ser utilizado durante as 24h de Le Mans de 1966, tendo mesmo dado uma volta ao circuito na cerimónia de abertura e, posteriormente, foi utilizado para qualquer deslocação a França.

Vários pormenores personalizados estão presentes no veículo, como os logotipos HFII no volante, chaves, nas laterais e nos cintos de segurança. Além deste, tem ainda vários detalhes únicos, como a cor Raven Black, capota branca, interior em castanho claro e os bancos desportivos, que seriam utilizados como protótipos para desenvolver os do Mercury Cougar de 1967, assim como as forras das portas. Mecanicamente, tem uma caixa de direcção mais rápida, que não estava disponível em mais nenhum Mustang GT.

Além disso, tem ainda como equipamento o pack GT Equipment Group, o rádio AM com oito pistas, direcção assistida, travões frontais com servofreio, capota eléctrica, faróis de nevoeiro montados na grelha frontal, duas saídas de escape, riscas laterais e jantes de ferro.

O motor que equipa este Mustang é o V8 Windsor 289 HiPo, de 4,7 litros de cilindrada, com um carburador de quádruplo corpo Autolite 4100, molas das válvulas reforçadas, hastes das cames sólidas e um colector de escape de fluxo mais livre, para desenvolver 275cv às 6 mil rotações por minuto e 423 Nm às 3400 rotações por minuto. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.

Este Mustang GT com o número de chassis 6F08K285715, passou bastante tempo em França, mesmo após a Ford o vender, voltando, posteriormente, para os EUA. Agora, foi levado a leilão pela Barrett-Jackson, no evento em Las Vegas, que ocorreu de 17 a 19 de Junho, vendido por 330 mil dólares, cerca de 277 mil euros. Com o automóvel seguem ainda vários documentos que comprovam a veracidade dos factos.

Fotos: cedidas por Barrett-Jackson Auctions