Fotografias do acidente de James Dean que nunca foram divulgadas vão a leilão

06/08/2019

James Dean foi uma figura mundialmente famosa nos filmes de Hollywood. Mas ele tinha outro fascínio, a velocidade e os modelos da Porsche, tendo na sua posse um 356 Speedster e um 550 Spyder, o último com o qual viria a sofrer o acidente fatal.

Em qualquer acidente existe sempre quem retrata o momento tirando fotografias, algo bastante mórbido. Mas quando se trata de alguém famoso, num automóvel raro, a fasquia é muito elevada. Quando a isto se junta 26 fotografias, que nunca foram partilhadas até agora, de um acontecimento ocorrido à 64 anos, é algo que fica para a história.

James Dean era actor e piloto de automóveis, falecendo no dia 30 de Setembro de 1955, com 24 anos, no seu Porsche 550 Spyder de 1955, quando colidiu com o Ford Custom de 1950, conduzido por Donald Turnupseed, perto de Cholame, na Califórnia. Dean ia a caminho de Salinas, onde iria competir na Salinas Road Race, no dia 2 de Outubro. Ia acompanhado pelo seu mecânico, Rolf Wütherich, que sobreviveu ao acidente, mas que sofreu bastantes ferimentos.

É famosa a fotografia a cores, onde James Dean está a abastecer o seu “Little Bastard”, nome dado ao 550 Spyder, no dia do fatídico acidente. Agora sabe-se da existência destas 26 fotografias a preto e branco do momento do acidente, que serão levadas a leilão on-line, pela RR Auction, nos dias 8 a 15 de Agosto, podem ultrapassar os vinte mil dólares. As fotografias vêm acompanhadas por uma carta de Robert A. Coyle.

Estas fotografias são da autoria de Robert A. Coyle, advogado de Donald Turnupseed no processo com a seguradora. Em 1957, Wütherich voltou para a Alemanha e o processo nunca chegou a ser concluído.

Os restos do Porsche 550 Spyder deram a volta ao país, como forma de sensibilizar a população para os acidentes rodoviários. Durante uma dessas viagens, o automóvel desapareceu e até hoje não se sabe do seu paradeiro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.