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Lamborghini restaura o icónico Miura SVR

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Sant’Agata Bolognese / Nakayama (Japão), 21 de junho de 2018 – O Polo Storico da Lamborghini completou o restauro de um dos mais famosos Miura de todos os tempos: o Miura SVR. Na ocasião da sua entrega, este foi também exibido no Circuito Nakayama, no Japão.

Como está bem documentado, apenas 763 Lamborghini Miura foram produzidos, entre 1966 e 1972, na fábrica de Sant’Agata Bolognese, Itália. O número de Miura construídos fora de Sant’Agata, no entanto, é muito maior, com numerosos fabricantes de miniaturas a criarem uma versão em escala do que é um dos veículos mais emblemáticos da história do automóvel.

Entre eles está a Kyosho do Japão, que produziu modelos em escala 1:18 de ambos o Lamborghini Miura SV e o Miura SVR. O SVR da Kyosho, em particular, alcançou status lendário entre os colecionadores, uma vez que representa um dos Lamborghini mais surpreendentes jamais construído: uma evolução do lendário Jota desenvolvido pelo piloto de testes Bob Wallace, que apareceu na série manga japonesa “Circuit Wolf”.

Depois de o Jota de Wallace ter sido perdido num acidente, a demanda incessante dos clientes nos anos seguintes levou a Automobili Lamborghini a construir alguns Miura SVJ e – notavelmente – um único Miura SVR. Este último acabou por ser vendido no Japão, onde serviu de “modelo” para ambos os veículos usados ​​na serie manga e para a versão da Kyosho.

O Miura com número de chassi # 3781, nº do motor 2511 foi construído como uma versão S, pintado na cor Verde Miura e com interior negro. Foi originalmente entregue ao concessionário Lamborauto em Turim, Itália, em 30 de novembro de 1968, após a sua exibição no 50º Motor Show de Turim.

Depois de trocar de mãos oito vezes na Itália, o veículo foi comprado em 1974 por Heinz Straber, que o levou de volta a Sant’Agata para o transformar num SVR – um trabalho que exigiu 18 meses de trabalho. Em 1976 foi vendido a Hiromitsu Ito e exportado para o Japão, onde causou bastante sensação.

A lenda do veículo foi ainda mais consolidada quando foi escolhida pela Kyosho como base para a sua célebre reprodução, cujas linhas e cores faziam deste SVR uma parte indelével da tradição dos carros em miniatura.

Paolo Gabrielli, chefe de pós-vendas da Lamborghini e diretor do Polo Storico, disse: “O restauro demorou 19 meses e exigiu uma abordagem diferente da maneira como normalmente trabalhamos. A ficha de produção original não foi de muita ajuda, pois contamos principalmente com as especificações das modificações de 1974. O desafio para a equipa do Polo Storico foi ainda mais assustador porque o Miura chegou a Sant’Agata em peças, embora estivesse completo, e com consideráveis modificações. As únicas variações nas especificações originais foram a montagem de cintos de segurança de 4 pontos, bancos com mais apoio e um roll-bar amovível. Estes foram expressamente solicitados pelo cliente e destinam-se a melhorar a segurança durante as exibições do carro em circuito.”

Lamborghini Polo Storico

Baseado no QG da empresa em Sant’Agata Bolognese, o Lamborghini Polo Storico é a unidade especializada ao restauro e certificação de modelos Lamborghini que estão fora de produção há pelo menos dez anos (do Lamborghini 350 GT ao Diablo).

A divisão também é responsável pela preservação de arquivos e registos e pela gestão do suprimento de peças de reposição originais para carros clássicos.

A Automobili Lamborghini está empenhada em produzir peças de reposição originais para carros clássicos, com componentes que cobrem mais de 65% da frota de modelos clássicos e com um número crescente de peças reintroduzidas ano após ano para uma ampla gama de veículos.

Mais de 200 itens foram adicionados ao catálogo, somente em 2017.

Hélio Valente de Oliveira/Jornal dos Clássicos