Mecum leiloa Topper, a única scooter fabricada pela Harley-Davidson

28/12/2021

No final dos anos 50, os motociclos da Honda entraram no mercado americano “em força” e teve repercussões nos fabricantes americanos, como a Harley-Davidson. A resposta da marca americana foi a Harley-Davidson Topper, que fica até hoje conhecida como a única scooter produzida pela empresa de Milwaukee.

Foi produzida apenas durante cinco anos, de 1960 a 1965, sendo que no total produziram-se cerca de três mil unidades. Exteriormente, a Topper é uma scooter que se distingue das tradicionais, com um design único, construído com aço estampado e carenagens em fibra de vidro.

Está equipada com um motor de um cilindro a dois tempos, ao contrário das motos da marca com os famosos V-Twin, com uma cilindrada de 165cc e que desenvolve entre 5cv, nos modelos limitados, e os 9cv. A potência é enviada para a roda traseira de 20”, através de uma caixa de variação contínua CVT, que a marca chamava Scootaway Drive. Para iniciar o motor, é necessário puxar a corda que se situa junto do guiador de direcção. Esta scooter pode atingir 74km/h de velocidade máxima.

Agora, o exemplar de 1961 presente neste artigo e que pertence à Harley-Davidson Heritage Collection, vai a leilão, num evento organizado em Las Vegas pela Mecum, de 25 a 29 de Janeiro de 2022. Sem dúvida um exemplar em bom estado, após ter recebido um bom restauro, e uma boa adição para qualquer colecção de motociclos.