Mecum leva a leilão a reinterpretação do Ford Shelby Cobra do Século XXI

11/08/2021

Mecum leva a leilão a reinterpretação do Ford Shelby Cobra do Século XXI Nos anos 60, Carroll Shelby importava para os EUA os desportivos britânicos AC Ace, equipando-os com um motor Ford V8, criando uma “besta”, pois conjugava o baixo peso do automóvel com a potência bruta do motor americano. Designados de Shelby Cobra, estes automóveis tornaram-se uma lenda por entre os clássicos americanos.

No início dos anos 2000, de forma a homenagear Carroll Shelby, a Ford decide iniciar o desenvolvimento de um automóvel, que seria o Cobra do Século XXI, dando-lhe o nome de projecto Daisy. Como premissa principal, este protótipo teria de ser totalmente funcional e pronto a iniciar a produção.

Inspirado no Shelby Cobra 427, o protótipo Ford Shelby Cobra tinha a carroçaria alargada, utilizando vários componentes do Ford GT, para ser mais barata a sua produção. O chassis space-frame do automóvel é construído em alumínio e a carroçaria é de fibra de vidro desenhada pela equipa Advanced Product Creation da Ford.

Uma das grandes decisões, pouco usuais, foi o facto de o motor utilizado ser um V10 experimental, construído todo em alumínio, com 6,4 litros de cilindrada, dupla árvore de cames em cada bancada, 40 válvulas no total e lubrificação por cárter seco, debitando 605cv de potência. Deste motor, apenas quatro unidades foram produzidas pela Ford Advanced Powertrain. A potência é enviada para uma caixa manual de seis velocidades da Ricardo, que ao contrário dos Cobra originais, está montada numa posição transaxle, de modo a distribuição de peso de situar nos 50/50 e ter mais espaço interior. A suspensão frontal e traseira foi extraída do Ford GT também, mas afinada especificamente para o Cobra.

Quando o automóvel foi apresentado, no Salão de Detroit de 2004, todas as pessoas ficaram encantadas com o produto. O objectivo seria avançar com o automóvel para a produção, no entanto, devido à crise económica, isso nunca aconteceu, existindo apenas o único protótipo produzido. Seria ainda utilizado no filme XXX: State of the Union, conduzido por Ice Cube.

Em 2017, a Ford vendeu o protótipo para uma acção de caridade, sendo adquirido por Chris Theodore, pessoa que esteve envolvida no desenvolvimento do projecto. Quando a Ford vendeu o automóvel, retirou alguns componentes para este não poder ser conduzido, no entanto, Chris levou-o à Technosports, que estiveram envolvidos na construção do protótipo, para recolocar de novo as peças e assim, o Shelby Cobra voltou a poder ser conduzido.

Agora, a Mecum irá levar este protótipo, com o chassis número 002003SHELBYCOBRA, a leilão, num evento que irá ocorrer em Monterey de 12 a 14 de Agosto. Junto com o automóvel, vai bastante documentação da sua produção, assim como o registo para circular na via pública.