A RM Sotheby’s acaba de anunciar a adição de um lote muito especial à sua venda anual em Arizona, que irá decorrer nos dias 16 e 17 de Janeiro. Trata-se de um Mercedes-Benz 540K Coupé que permaneceu na posse da mesma família desde 1969.

Encomendado novo em 1937 pela Brabender GmbH, sediada na cidade alemã de Duisburg – uma empresa que ainda existe nos dias de hoje – o 540K, com o número de chassis 154143, foi entregue como um Cabriolet A com um impressionante tejadilho adicionado por Herbmüller. Acredita-se que é o único 540K convertido pelo carroçador alemão. É evidente logo à primeira vista que o automóvel têm uma carroçaria desejável e única, a posição recuada do radiador em relação ao pára-choques dianteiro confere-lhe um design lustroso. O 540K permaneceu na Europa por várias décadas, sendo oferecido em leilão em Denver corria o ano de 1969, onde o pai do dono comprou o Mercedes-Benz e o conduziu de casa até Nebraska, onde permaneceu desde aí.

O dono do automóvel gostou de o levar para um jantar e para o lago local durante o Verão nos anos seguintes. Por fim saiu da garagem no início da década de 1970 para competir num concurso de automóveis, no fim deste o seu proprietário ficou chocado quando perdeu o prémio “Best of Show” para um tractor John Deere restaurado. Chateado, o dono prometeu nunca mais iria mostrar o automóvel e guardou-o na sua garagem nos mais de 40 anos que se seguiram. O seu paradeiro era desconhecido até este ano, no entanto o 540K está agora disponível no mercado, pela primeira vez desde 1969, sendo oferecido em leilão num estado altamente original. A RM Sotheby’s estima que o valor da venda se fixe entre um e 1,5 milhões de dólares.

“É sempre entusiasmante quando levamos a leilão um automóvel com uma grande história”, afirma Gord Duff, responsável de leilões da RM Sotheby’s. Duff acrescenta que “Tivemos a oportunidade de vender em leilão vários exemplares do Mercedes-Benz 540K ao longo dos anos, inclusive em Arizona, mas este é o mais interessante. O 540K é um automóvel lindo e o facto de ser um automóvel significante que permaneceu escondido na garagem de uma família durante 50 anos tornam-o mais intrigante. Dado que não foi mostrado durante décadas representa uma grande oportunidade para um vasto grupo de coleccionadores de automóveis.”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.