Mercedes-Benz do nazi Reinhard Heydrich encontrado

22/12/2017

A escandinava Campen Auctioneer leiloou, em Junho do ano passado, um veículo que, acredita-se, foi propriedade do alto responsável nazi Reinhard Heydrich e no qual o alemão terá sucumbido a ferimentos. Embora o preço de venda não seja do conhecimento público, a história em torno da viatura, essa, não escapou ao interesse internacional.

Crê-se que seja este o automóvel em que se encontrava Reinhard Heydrich quando foi atacado em Praga (República Checa), em 1942. Heydrich, recorde-se, foi um infame criminoso, um dos principais artífices do Holocausto e alguém que Adolf Hitler dizia ser “o homem com o coração de ferro”.

Havendo sido construídos somente 34 automóveis Mercedes-Benz cabriolet de 1938, quis o destino que o dinamarquês Lauritz Lauritzen beneficiasse de sorte para achar, num celeiro, corria o ano de 1980, o único descapotável Mercedes-Benz de 1938 produzido na fábrica da marca alemã em Mannheim – justamente o veículo que, tudo indica, tenha pertencido a Reinhard Heydrich. Em manifesto mau estado, a viatura apresentava danos na parte traseira do lado do passageiro.

Com conhecimento de causa – já que era um mecânico da Mercedes-Benz -, Lauritzen conseguiu arranjar por completo o automóvel, detentor de 78 CV, motor de seis cilindros e capaz de atingir 140 Km/h, tendo precisado de mais de 6.500 horas, ao longo de 11 anos, para terminar o restauro.

Lauritz Lauritzen utilizou a viatura extensivamente por toda a Europa, granjeando admiração. Não obstante as memórias agradáveis, o nórdico considerou tratar-se do momento adequado de ver o veículo germânico começar um novo capítulo na sua história.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.