O Cadillac dos Serviços Secretos norte-americanos

14/12/2023

Em 1977 a Cadillac diminuiu o comprimento dos seus automóveis de forma a cumprir com as novas regras impostas e, na mesma altura, a designação do modelo Series 75 saiu do catálogo da marca. No entanto, com base no Series 75 a Cadillac lança o Fleetwood Limousine com uma distância entre eixos de 3.670mm, fazendo com que seja 170mm mais curto que o modelo de 1976 e, por conseguinte, 340kg mais leve. A produção terminaria em 1984.

 

Para locomover o Fleetwood Limousine, a Cadillac reduziu a cilindrada do seu motor V8 para os 7,0L de capacidade, sendo designado por L33 e L35. Em 1980 a cilindrada foi de novo reduzida para os 6,0L, sendo este motor designado por L62. Em 1981 a Cadillac introduz um sistema de desactivação de cilindros electrónico, algo hoje em dia muito comum, desenvolvido pela Eaton Corporation e designado de V8-6-4, onde poderiam ser desactivadas as válvulas de admissão e de escape de dois ou quatro cilindros, consoante as necessidades, para reduzir o consumo de combustível. Acoplado ao motor estava uma caixa automática de três velocidades TH-400 ou uma TH-350C.

O Fleetwood Limousine foi desenhado por Bill Mitchell e era destinado às mais altas patentes da política, como o exemplar presente neste artigo de 1984, que foi utilizado pelos Serviços Secretos norte americanos para ir na frente do veículo presidencial durante a administração de Ronald Reagan e de George H. W. Bush.

Após ser utilizado pela última vez pela Casa Branca, passou para uso do Pentágono até 2005, altura em que foi vendido para mãos privadas. Mantém todos os seus acessórios originais, como os pirilampos vermelhos atrás da grelha, o altifalante e a sirene, entre outros.

No passado dia 21 de Setembro foi levado a leilão, num evento levado a cabo pela Mecum em Dallas, sendo vendido por 44 mil dólares, cerca de 40 mil euros.