Preston Tucker, o visionário que desenvolveu o Tucker 48, construiu um veículo blindado, que se distinguia dos restantes por ser bastante rápido. Tudo começou em 1937, quando Tucker estava a recuperar da apendicectomia, a operação destinada a remover o apêndice, e, ao ler os jornais, surgiam os rumores de uma Guerra na Europa e que se viria a tornar verdade, em 1939. Nascendo assim o Tucker Tiger Tank, também conhecido por Tucker Combat Car.

O Tucker Tiger Tank estava equipado com uma torre giratória de 360 graus, patenteada pelo próprio e designada de “Tucker Turret”, faróis ajustáveis individualmente protegidos por vidro à prova de bala, podendo iluminar 1,6 km e, o maior luxo de todos, ar condicionado.

Tucker levou a sua ideia à U. S. Army, mas eles não aceitaram. Apesar de não aceitarem o seu projecto, ficaram com a patente da torre. Este não foi o primeiro veículo militar com torre totalmente giratória, esse título pertence ao compacto Renault FT-17, mas não funcionava electronicamente. Tucker foi buscar a ideia da torre giratória eléctrica aos bombardeiros americanos. Uma das grandes vantagens da torre elaborada por Tucker, era que tinha uma elevação de 75 graus, podendo atingir aviões do chão, muito melhor que as armas antiaéreas estacionárias.

O governo americano conteve alguns lucros de patentes de Tucker e escondeu muitas outras que estavam a ser desenvolvidas em completo segredo. Começaram a ser produzidas várias torres idênticas à desenvolvida por Tucker, mas nenhuma levava o seu nome, fazendo com que ele processasse alguns fabricantes.

O seu automóvel de combate não teve a aprovação do exército americano, porque, segundo consta, era demasiado rápido, pois na época o governo entendia que estes veículos não deveriam ultrapassar os 56 km/h de velocidade. O protótipo de Tucker atingia mais de 180 km/h em estrada plana e 125km/h em terra, para um peso superior a 4,5 toneladas. O motor V12, de origem Packard, tinha 7,75 litros de cilindrada e debitava 175cv, tendo sido preparado por Harry Arminius Miller. Este motor equipou os Packard Twelve de 1935 a 1939.

Para facilitar as reparações no campo de batalha, o radiador poderia ser substituído por secções e era à prova de bala, assim como o capot abria facilmente para aceder ao motor. As janelas poderiam ser trocadas muito facilmente, em poucos segundos. Aberturas no compartimento do motor, faziam com que o descongelamento do vidro fosse mais rápido e eficaz. A chapa blindada da carroçaria, com 14 mm de espessura, era soldada e não rebitada, como acontecia nos veículos da época. Os painéis que ficam de baixo do automóvel foram projectado para desviar as explosões para longe do automóvel.

Podia atingir uma inclinação de 45 graus, continuando estável. Cada roda poderia ser travada individualmente. Havia também duas possibilidades, para além das rodas tradicionais, com rodado duplo na traseira ou lagartas da Caterpillar. A tracção poderia ser traseira ou integral. Os pneus eram à prova de bala e aguentavam com tiros até calibre 50.

A torre rodava completamente em 4,6 segundos, bastante bom comparativamente com os 15 segundos da torre do M4 Sherman. Poderia também disparar 2820 tiros por minuto, com as três metralhadoras a American Armament de 37mm montada na torre e as duas laterais de .30.

Infelizmente, segundo consta, o protótipo não chegou até aos nossos dias, ficando somente a memória desta magnifica máquina de guerra. No entanto, no vídeo de demonstração do automóvel, na parte final, Tucker diz que tem vários exemplares prontos a ser entregues, mostrando uma imagem com mais de dez unidades, não se sabendo se eram reais, ou se poderão ter sido destruídos.

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