O design é a característica mais marcante de um clássico. O que primeiro chama nossa atenção. É, também, seu grande diferencial em relação aos automóveis contemporâneos. O senso comum pontifica – não sem alguma razão – que os automóveis atuais se parecem demais uns com os outros (em comparação à enorme diversidade de estilos dos veículos antigos). Como se tivessem sido extraídos todos da mesma “fôrma”.
Em parte, isso é verdade, pois os automóveis de hoje são “esculpidos” em túneis de vento. O fluxo de ar é o verdadeiro designer. Ele determina a melhor solução aerodinâmica, a qual, por sua vez, condiciona o design. Os impessoais “departamentos de estilo” das montadoras refinam uma linha aqui ou um detalhe ali para fixar ao veículo alguma personalidade. Mas são os departamentos de engenharia e marketing que impõem o layout básico. A forma está subordinada à função.
Quem são os grandes designers da atualidade? Quantos são reconhecidos por suas “obras”? O mais comum é que as formas anódinas da maioria dos automóveis contemporâneos resultem da soma de palpites computadorizados de uma enorme equipe de trabalho. São produtos anônimos, sem a impressão digital de seus criadores.
Não admira que os automóveis fossem tão belos. Ou mesmo extravagantes. Como os “rabos-de-peixe”, da escola norte-americana de design Rocket (inspirada em aviões e foguetes). Não faltavam cromados e adereços aos automóveis dos anos 40, 50 ou 60. Alguns inúteis, é verdade, mas todos influentes na “personalidade” do automóvel. Os modelos de cada marca eram facilmente reconhecíveis. Odiava-se ou amava-se o design de um auto. Não havia espaço para a mesmice. Talvez por isso o estilo Retrô, adotado por modelos mais recentes, como o New Bettle, o PT Cruiser e o Mini, tenha feito tanto sucesso recentemente.
O certo é que todos esses geniais artistas sobrevivem em suas mais belas criações. Porque, como diz Paolo Tuminelli, no livro Car Design, “O desenho de um automóvel tem menos a ver com a modelagem industrial que com a realização de sonhos”.
Fotografias: Eduardo Scaravaglione
Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.