Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 blindados mais estranhos da Segunda Guerra Mundial

1. Rhino Desenvolvido em 1941 pelo governo australiano, em parte porque o Reino Unido não atendeu às necessidades das nações da Commonwealth no que se refere à disponibilização de viaturas de combate blindadas. De referir que este veículo nunca chegou a ir além da fase de protótipo.
2. Fox Fabricado pela General Motors Canadá durante a Segunda Guerra Mundial. Foram construídos 1506 veículos como este. Foi usado em operações na Itália, no Reino Unido e na Índia.
3. Ironside Mais de três mil unidades deste veículo britânico foram produzidas entre 1940 e 1943. Saliente-se que três unidades Ironside acabaram por ficar na posse da família real britânica.
4. Otter Blindado canadiano ao dispor da Commonwealth durante a Segunda Guerra Mundial.
5. Bobik Utilizado pelo exército soviético a partir de 1942 até à década de 1960 para missões de reconhecimento. Foi usado durante a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia.
6. Beaverette Construído pela Standard Motor Company, sob indicações de Lord Beaverbrook. A primeira versão deste blindado saiu em 1940. A sua produção chegou ao fim em 1942.
7. S1 Produzido em 1942 pela Austrália para uso do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Destinava-se a tarefas de patrulhamento. Ao todo, foram construídas 40 unidades deste veículo.
8. C15TA Construído pelos canadianos para efectuar o transporte de carga durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido a partir do Otter e fabricado pela General Motors Canadá.
9. Csaba Desenhado pelo expatriado magiar Nicholas Straussler. Foi apenas um dos muitos modelos de blindados que Straussler fez para a Grã-Bretanha enquanto ali vivia nos anos entre as duas Guerras Mundiais. Um total de 101 unidades Csaba foram fabricadas a pedido do Exército húngaro.
10. T27 Este enorme blindado foi desenvolvido pela Studebaker Corporation em 1944 para o Exército dos EUA. No entanto, não passou de um protótipo. Apenas foram produzidos dois veículos destes.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estar na guerra pode despertar o sentido de criatividade e aí estão as provas disso – dez blindados criados durante a Segunda Guerra Mundial.