Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 veículos militares mais caros do mundo

10. Vikramaditya – 2.35 biliões Pesa 44.500 toneladas. Mede 284 metros de comprimento e 60 metros de largura. Pode transportar mais de 30 aeronaves.
9. B-2 Spirit – 2.4 biliões O B-2 Spirit é um bombardeiro de longo alcance que possui uma poderosa capacidade de sobrevivência. Consegue capturar sinais de radar e encontra-se protegido contra radiação em caso de ataque nuclear.
8. Varyag – 2.4 biliões Quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, os direitos do Varyag, que estava apenas 70% completo, foram transferidos para a Ucrânia. Incrivelmente, foi então vendido a uma agência de viagens chinesa por cerca de 20 milhões de dólares.
7. Submarino da classe Virgínia – 2.5 biliões É movido por um reactor nuclear e inclui quatro tubos de torpedos e 12 lançadores de mísseis verticais, capazes de lançar até 16 mísseis de cruzeiro numa única explosão.
6. USS América – 3.4 biliões Trata-se de um dos mais novos navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos. É capaz de transportar até 34 aviões.
5. Porta-aviões Charles de Gaulle – 4 biliões Primeiro vaso de guerra francês a ser movido a energia nuclear. Com 261 metros de comprimento, é capaz de lidar com até 40 aeronaves e 1.900 pessoas.
4. HMS Astute – 5.5 biliões O HMS Astute da Marinha Real é um submarino da classe Nimitz que recentemente ficou preso na costa escocesa. Uma generosa frota teve de ser chamada ao local para tirar o HMS Astute de apuros.
3. USS Zumwalt (DDG-1000) – 7 biliões Os seus custos iniciais foram estimados em 3,8 biliões de dólares. No entanto, tal valor disparou pois a Marinha norte-americana encheu o navio dos melhores avanços tecnológicos.
2. HMS Queen Elizabeth – 9.3 biliões O HMS Queen Elizabeth é o maior navio de guerra do Reino Unido, medindo cerca de 280 metros de comprimento e 70 metros de largura. Possui capacidade para 1.600 pessoas.
1. USS Gerald Ford – 13 biliões O veículo militar mais caro do mundo é o USS Gerald Ford, um porta-aviões com 337 metros de comprimento. Os custos desta monstruosidade acabaram por ser quase três biliões de dólares superiores àquilo que originalmente havia sido calculado, em grande parte devido a atrasos imprevistos e à instalação de uma infinidade de tecnologia de última geração.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os países com maior poder militar têm, geralmente, os melhores apoios financeiros, para que possam ser também aqueles com maior capacidade de “esmagar” inimigos e manter o maior nível de influência a nível internacional. Mas tudo isto tem um preço. Apresentamos-lhe, abaixo, os dez veículos militares mais caros do mundo.