Range Rover Electric a caminho, mas fuel cell está em cima da mesa

24/04/2024

A meio ano de mostrar a versão final do Range Rover Elétrico, a marca não afasta o cenário de ter no futuro uma versão fuel cell do modelo.

 

O Range Rover elétrico vai ser lançado nos mercados a partir do final deste ano e, nesta fase, os protótipos do veículo encontram-se a ser testados em alguns dos ambientes mais exigentes do mundo.

A marca libertou imagens desses testes, mas um dos aspetos mais interessantes é que a plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), em que assenta, também pode acomodar facilmente um grupo motopropulsor a hidrogénio, de acordo com o diretor do programa da Land Rover, Nick Miller. Isto significa que um Range Rover FCEV pode vir a estar a caminho, embora o construtor não tenha dado qualquer informação atualizada sobre o seu programa de desenvolvimento de hidrogénio Project Zeus há já algum tempo.

A Land Rover testou anteriormente um protótipo de Defender alimentado a hidrogénio e afirmou que o as células de combustível serão “complementares” à tecnologia de baterias elétricas em toda a sua gama, uma vez que se esforça por atingir zero emissões de escape até 2036.

Enquanto nada mais se sabe sobre esse projeto fuel cell, a marca de Solihull testa os seus protótipos do Range Rover 100% elétrico. São testes de temperaturas extremas, de -40°C no Círculo Polar Ártico, até +50°C nos desertos escaldantes do Médio Oriente e que incidem, em especial, no desempenho da bateria e das unidades de tração elétrica (EDU), que são os componentes principais do veículo, como a transmissão, o motor elétrico e a eletrónica.

Os ensaios nos lagos gelados da Suécia têm ainda sido utilizados para afinar a performance do modelo em pisos de aderência reduzida e assegurar que a capacidade fora de estrada do Range Rover permanece inigualável em todas as condições meteorológicas e em todos os tipos de piso.

Nesse sentido, no Range Rover haverá um novo sistema de controlo de tração para proporcionar “níveis excecionais de desempenho em pisos com gelo ou de aderência reduzida”.

Em vez de uma configuração tradicional de controlo de tração baseada apenas no sistema de ABS, o Range Rover elétrico distribui a gestão da patinagem das rodas por cada unidade de controlo de tração elétrica, reduzindo o tempo de reação do binário em cada roda de 10 milissegundos para apenas 1 milissegundo.

“Este software inovador, desenvolvido internamente na JLR (Jaguar Land Rover), permite controlar com precisão a velocidade da unidade de tração elétrica para gerir a patinagem das rodas, reduzindo a necessidade de intervenção do ABS”, salienta a marca.

Este sistema funciona em conjunto com os sistemas de controlo de estabilidade e com o chassis.

Considerando que o construtor refere que o Range Rover elétrico terá uma prestação ao nível de um V8, poderemos ter uma potência acima de 500 cv disponibilizada por dois motores.

No domínio do todo-o-terreno, o Range Rover elétrico regista 850 mm na passagem a vau.