Equipado com motor V8 4.0 biturbo, com 550 cv de potência, acelera do 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 316 km/h. A capota em lona, que pode ser preta, beije ou vermelha, demora 11 segundos a abrir ou fechar, podendo fazê-lo com o automóvel em andamento até aos 50 km/h. Este modelo tem o modo de condução Race, conta com a suspensão desportiva AMG Ride Control e o escape AMG Performance. Tem como opcionais indispensáveis o corta-vento, o Airscarf, sistema que ventila o pescoço com ar quente para que possa tirar partido deste descapotável mesmo nos dias mais frios, e ainda bancos climatizados. Não incluindo as opcionais este modelo custa 209.200 €.
#4 – Mercedes-Benz 280 SE 3.5 Cabriolet
Construído sobre o venerado chassi W111 que sustentou grandes modelos da Mercedes entre 1959 e 1971, é alimentado por um motor V8 3.5, com 200 cavalos de potência. Circula a uma velocidade máxima de 210 km/h e era à época um dos descapotáveis mais luxuosos, painel de instrumentos com acabamentos em madeira e vidros eléctricos.
#3 – Mercedes-Benz Classe S Cabriolet
Em terceiro lugar aquele que poderíamos considerar o sucessor do 3.5 Cabriolet: o futurista Classe S Cabriolet. Um descapotável que tal como afirma a marca de Estugarda reúne “luxo inovador envolto num design exterior sensual”.
#2 – Mercedes-Maybach 6 Cabriolet
Apresentado no Concours D’Elegance de Pebble Beach, o Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet é modelo eléctrico de 750 cv, com quase seis metros, lugar para dois ocupantes e com uma autonomia máxima de 322 quilómetros. Este é um modelo one-off, isto é, só existe este exemplar e não está à venda, só na próxima década estará no mercado o modelo que se espera ser originado por este protótipo. Este atinge os 100 km/h em menos de 4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.
#1 – Mercedes-Benz 300 SL Roadster
Em primeiro lugar aquele que é considerado por todos um dos automóveis mais bonitos de sempre, a própria Mercedes-Benz atribui-lhe o título de descapotável mais belo que alguma vez produziu. A sua criação está intimamente relacionada com a necessidade de criar uma versão descapotável do 300 SL. Quanto à motorização o Roadster estava equipado com o mesmo V6 de 3.0 litros de 250 cv, da versão coupé.
Quando se está perante a experiência de largas décadas na construção de automóveis, incluindo descapotáveis, a tarefa de eleger os cinco melhores torna-se quase hercúlea.