Rampa Histórica Michelin vai ter categoria para os Formula Vee

13/08/2021

A edição de 2021 da Rampa Histórica Michelin, prova integrada no Caramulo Motorfestival e que decorre nos dias 4 e 5 de Setembro, irá contar com uma nova categoria para os Formula Vee.

A Formula Vee surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60 e trata-se de uma competição de monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha. Niki Lauda, Emerson Fittipladi, Nelson Piquet e Keke Rosberg, todos eles Campeões do Mundo de Fórmula 1, correram na Formula Vee no início das suas carreiras.

Em Portugal a Fórmula Vee surgiu em 1966 e tal como noutros países rapidamente gerou um grande entusiasmo junto dos pilotos que tinham pela primeira vez a possibilidade de disputar uma competição de monolugares no nosso país. Nomes como Joaquim Filipe Nogueira, António Barros, Heitor de Morais, Jorge Passanha, Luís Fernandes, Rui “Cavagnac” ou Mané Nogueira Pinto foram os percursores de uma nova era nos circuitos nacionais. No ano de estreia da modalidade no nosso país foram quatro as provas disputadas, todas elas sem constituírem um campeonato organizado.

Em 1966 todo o plantel do pelotão da Fórmula Vee em Portugal era composto por chassis Palma, construídos pela Palma & Morgado com inspiração nos PECO, um Fórmula Vee de origem sul-africana. Julga-se que terão sido construídos inicialmente onze automóveis destes, sobre a supervisão do incontornável Manuel Palma, que tinha criado recentemente o Team Palma.

A Rampa Histórica Michelin vai contar com a presença do chassis número #10 produzido pelo Team Palma, ao volante estará José Carvalhosa, da conhecida garagem João Gomes, que tem promovido a recuperação e restauro de Formulas Vee.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Castrol, Sagres 0.0%, Alfa Romeo, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Fidelidade, Ascendum, Cartrack, Race for Good, REV, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.