RM Sotheby’s leva a leilão Lancia Delta S4 oficial

16/04/2024

O Delta S4 foi a resposta da Lancia ao incremento das máquinas diabólicas de Grupo B, substituindo o 037 Rally, um automóvel com tracção traseira que, apesar de ter vencido o mundial de ralis em 1983, não seria competitivo durante muito mais tempo, dada a crescente chegada de rivais com automóveis de tracção integral. Foi desenvolvido pela Abarth, sob o código SE038.

 

O chassis tubular do Delta S4 é construído em aço, coberto com uma carroçaria produzida em fibra de carbono que não partilha nenhum componente com o Lancia Delta tradicional. O motor de 1.8 litros e quatro cilindros em linha está montado em posição central traseira, debitando cerca de 500cv às quatro rodas através de uma caixa Hewland de cinco velocidades manuais. Esta potência é desenvolvida graças a um engenhoso sistema de dupla sobrealimentação, com compressor volumétrico e turbo, operados sequencialmente.

No total foram produzidos 28 exemplares do Delta S4 para competição, sendo a maior parte utilizada pela equipa oficial Martini Lancia e pela semioficial Jolly Club, além dos 200 modelos de estrada, produzidos para homologar o Delta S4 para o Grupo B.

No artigo de hoje encontramos o Lancia Delta S4 que fez a sua estreia no Lombard RAC Rally de 1985, no País de Gales, tendo terminado na segunda posição, conduzido pela dupla Markku Alen e Ilkka Kivimäki. Na temporada seguinte o automóvel competiu pela equipa Grifone Esso no Europeu de Ralis pelas mãos de Fabrizio Tabanton, que viria a vencer o campeonato.

Posteriormente, o automóvel foi restaurado, voltando à sua primeira decoração da Martini Lancia, integrando a The Sportiva Collection. No próximo dia 11 de Maio será levado a leilão, através de um evento organizado pela RM Sotheby’s, no Mónaco, com um valor estimado de venda situado entre os 800 mil e um milhão de euros.