Sahara Challenge, um evento para clássicos “duros”

13/10/2022

Nos passados dias 19 a 30 de Setembro, a Hero-Era organizou mais um evento de grande nível, ao levar a cabo um Sahara Challenge. Este rali para automóveis clássicos de doze dias e 4500 quilómetros de extensão ligou Málaga a Arfoud, em Marrocos, terminando novamente em Málaga.

O rally passou por sítios magníficos, como mostram as fotografias que acompanham este artigo. E, se as condições já eram duras, a chuva torrencial que se abateu em algumas etapas elevou ainda mais a dificuldade. O rally contou com 41 automóveis inscritos e a abrir o caminho no automóvel zero ia o proprietário da Hero-Era com um American LaFrance Type 10 de 1914.

Na geral o Sahara Challenge foi vencido pelos britânicos Bill e a sua filha Georgia Cleyndert aos comandos de um Bentley 3-41/2 de 1925, repetindo assim a vitória de 2015. A segunda posição ficou ocupadas pelos suíços Pierre Gerber e Alice Leuenberger num Ford Coupé de 1946. A fechar o pódio ficaram os argentinos Jorge Perez Companc e Jose Volta num Chevrolet Coupé de 1938, equipa esta que está habituada a competir no Dakar e em ralis do WRC.

Na categoria de clássicos, que não contavam para a geral, a vitória sorriu à equipa de pai e filho alemães Fritz e Franc Hofermann-Kiefer aos comandos de um Datsun 240Z de 1973. No entanto, esta vitória não foi nada fácil pela luta renhida com Nigel e Sally Woof num Volvo PV544 de 1961 a ocupar a segunda posição com apenas quatro segundos de atraso. Marco Halter e Claudia Halter ocuparam a terceira posição num Porsche 911.