Vai a leilão um Aston Martin DBS com um coração muito especial

20/02/2024

A primeira geração do Aston Martin DBS foi produzida entre 1967 a 1972, com apenas 787 unidades construídas. Este modelo, desenhado por William Towns, nasceu com a intenção de substituir o Aston Martin DB6; no entanto, os dois modelos acabariam por ser vendidos a par durante três anos.

 

Inicialmente, o DBS estava apenas equipado com o motor de seis cilindros em linha e duas árvores de cames à cabeça do DB6, com 4,0L de cilindrada e 284cv de potência, existindo ainda a versão Vantage que, com a adição de carburadores Weber, aumentava a potência para os 330cv.

Em Setembro de 1969 foi então iniciada a produção do motor com o qual o DBS deveria ter vindo logo em 1967 – o V8 de 5,3L de cilindrada desenvolvido por Tadek Marek, debitando 324cv às 5.000rpm e 450Nm de binário às mesmas rotações, passando agora a designação do modelo a ser DBS V8. Aquando do início de produção, este era o automóvel de quatro lugares mais rápido disponível no mercado. O motor poderia estar acoplado a uma caixa manual ZF de cinco velocidades, ou então a uma automática como opção de três velocidades de origem Chrysler.

No presente artigo encontramos um Aston Martin DBS V8 muito especial, uma vez que está equipado com o motor V8 Lola-Aston Martin que foi desenvolvido para o Lola T70 Aston Martin Mark III. Este motor de 5,0L de cilindrada é todo construído em alumínio e está equipado com duas árvores de cames em cada cabeça, produzindo cerca de 460cv, fazendo com que este DBS seja o mais rápido de todos os exemplares produzidos.

Este protótipo foi construído entre 1968 e 1970 e poderia ter servido para testar uma versão de estrada do motor que equipava o automóvel de competição. Como o motor era demasiado alto, um novo capot teve de ser construído para o acomodar no seu lugar. Infelizmente, este motor nunca passou para produção, ficando este DBS como o único exemplar equipado com o mesmo.

No próximo dia 2 de Março, este Aston Martin DBS muito especial vai a leilão, através de um evento levado a cabo pela Historics Auctioneers na pista de Ascot. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 176 e os 188 mil euros.