Claro que isto implica uma melhor planificação e pode nem sempre ser viável, mas andar de moto com mais de 40 ° Celsius pode ser sufocante e até perigoso. Assim, a primeira dica é tentar gerir as deslocações e aproveitar mais as manhãs e os fins de tarde/noite e fugir aos períodos de maior canícula.
2 – Mantenha-se hidratado. Muitas vezes nem nos apercebemos, mas quando andamos de moto com o tempo mais quente transpiramos imenso. A perda de líquidos é constante e ainda mais agudizada pelo facto de a evaporação da humidade ser imediata, nas zonas de contato direito com o ar.
Será que ingerimos líquidos em quantidade suficiente? Refiro-me em particular à água por ser a melhor opção e deve ser consumida sem moderação.
3 – Não facilite no equipamento de proteção. Esta é mais um clássico. Se está muito calor a tendência para retirar o equipamento de proteção é enorme, mas o risco também. São muitos os casos de queimaduras solares e as consequências podem ser graves, além de que em caso de acidente a falta de equipamento de proteção pode ser fatal.
4 – Proteja em especial o rosto. Ao andar de moto todo o corpo deve ser protegido, mas o rosto é o que sofre mais agressões por causa do sol, do ar quente, da projeção de detritos, de poeiras, poluição insetos e a lista bem que pode continuar. Mesmo um capacete não protege de tudo e é parte de uma estratégia de proteção integrada.
A utilização de protetor solar é obrigatória, tal como protetor labial. Não necessita de ser em quantidade industrial, mas melhora muito o conforto e a conservação da pele em boas condições. O mesmo vale para ter uma viseira do capacete, incluindo a solar, bem limpa e sem riscos ou usar uns óculos de sol de qualidade e uma máscara protetora, se necessário.
5 – Nunca conduza sem luvas. As nossas mãos são um elemento fundamental quando andamos de moto, mesmo quando somos passageiros. A não utilização de luvas é um risco enorme. Com o tempo quente as agressões externas são ainda mais perigosas. Mesmo o argumento da perda de sensibilidade por usar luvas é tendencioso. Com o hábito torna-se mais fácil até conduzir com elas.
Praticamente todas as marcas comercializam luvas específicas para tempos mais quentes, com boas especificações ao nível da segurança, conforto e eliminação da transpiração. Andar sem luvas faz com que fiquemos muito mais expostos aos elementos e em caso de queda.
Qualquer capacete é uma peça de engenharia que foi desenvolvido e testado tendo em conta muitos parâmetros, incluindo a capacidade de libertar o calor. Já agora, também com o tempo quente ou não, nunca ande sem a proteção ocular, mesmo que seja com o argumento da brisa no rosto. Um qualquer objeto que atinja um dos seus olhos pode ser suficiente para causar cegueira.
7 – Não negligencie o estado de conservação da sua moto. Esta é uma verdade universal, mas que com o tempo quente ainda faz mais sentido. O líquido de radiador está no nível? E no vaso expansor? A ventoinha de refrigeração ativa corretamente? As aletas do radiador têm sujidade? Está atento ao manómetro da temperatura, caso exista? Faz estas verificações regularmente?
No caso das motos refrigeradas apenas pelo ar/óleo a situação é igualmente relevante até porque a temperatura muito elevada pode implicar alguma queima do mesmo. Não facilite e, em caso de dúvida, pare imediatamente e verifique o que se passa. Já agora, o uso de calçado roupa adequada também pode evitar queimaduras por contato com o motor ou o escape.
8 – Verifique pressão dos pneus. É exatamente no verão que muitos de nós mais andam de moto e até com passageiro e carga, mas será que ajustamos a respetiva pressão a esse contexto de utilização específico? É fundamental que o façamos porque está em jogo a nossa segurança e os pneus são o único ponto de contato com o solo. Não os podemos negligenciar. Naturalmente que ver o estado de conservação e desgaste dos mesmos também é fundamental.
9 – Atenção aos abastecimentos. A gasolina está com preços de fugir, como bem sabemos! Atestar com o tempo mais quente é a garantia que nos vai fugir ainda mais. Assim, além de altamente inflamável também evapora imenso. Basta olhar para o depósito quando estamos a atestar para ver uma pequena áurea de gasolina a evaporar… junto com o seu dinheiro!
A sugestão é atestar fora dos períodos de maior calor, abrir a patilha da mangueira com alguma moderação e, assim, evitar eventuais salpicos ou mesmo derramar o precioso néctar. Se proceder assim vai poupar alguma coisa no final e ainda proteger um bocadinho mais o ambiente, que também bem merece a nossa atenção.
10 – Seja ainda mais cuidadoso no estacionamento da sua moto. Todos sabemos que o sol é implacável com a pintura da moto, com as borrachas, plásticos, metal, couro e demais componentes. Mais uma razão para, sempre que possível, procurar uma sombra ou um lugar menos exposto aos raios solares para aparcar.
Já lhe aconteceu sentar-se na sua moto e ela estar a escaldar por causa do sol? Pense que essa temperatura excessiva retira duração aos componentes da sua moto e lhe pode até causar uma queimadura ou escaldão. Já agora, estacionar debaixo das árvores facilmente dá direito a presente dos pássaros, cujos dejetos são altamente corrosivos. Lembre-se também disso.