5º lugar sólido para Miguel Oliveira em Barcelona

05/09/2023

Foi um fim de semana repleto de emoções fortes em Barcelona, Espanha, a marcar o arranque da segunda metade do Campeonato Mundial de MotoGP. Depois de uma excelente performance no Q1, que lhe deu acesso à Q2, Miguel Oliveira conseguiu qualificar-se em top3 e registou um P6 e P5 na ‘sprint race’ e na corrida longa do Grande Prémio da Catalunha, respetivamente.

 

A CryptoDATA RNF MotoGP Team chegou ao Circuito de Barcelona-Catalunha com grandes expectativas para este fim de semana, com o intuito de encetar uma reviravolta na temporada de 2023, até agora marcada por infortúnios. Miguel Oliveira começou com um ritmo muito forte, mas foi por um triz que deixou escapar a entrada direta para o Q2.

Oliveira registou o sétimo tempo mais rápido da manhã. Já na ‘Practice’ da parte da tarde, o piloto da Charneca de Caparica conseguiu ser um segundo mais rápido, tendo passado a bandeira de xadrez com o 14º melhor tempo, a apenas 0,086 segundos para a entrada direta na Q2.

Miguel Oliveira afirmou, confiante: “Tive um ótimo dia, exceto pelos últimos 10 minutos de ‘time attack’. Estou insatisfeito por não termos conseguido melhorar o suficiente, mas tenho certeza que trabalharemos na moto junto com minha equipa amanhã de manhã, antes da qualificação para tentarmos ter a oportunidade de chegar à Q2 e sermos o mais rápidos que pudermos.”

Oliveira consegue acesso à Q2 e sai da 1ª linha da grelha

Com um sábado com condições mistas, quente e húmido, Miguel Oliveira conseguiu hoje o seu primeiro arranque da temporada na primeira linha da grelha, ao terminar em terceiro na qualificação do circuito catalão. Tendo conseguido mostrar o seu ritmo, mesmo após uma queda bastante forte no primeiro treino livre, o português de 28 anos terminou a Q1 no topo da tabela de tempos, com uma volta extremamente rápida de 1:38.789 minutos. Garantiu novamente o primeiro lugar na qualificação para avançar para a Q2. Foi na Q2 que o piloto luso aprimorou ainda mais o seu tempo por volta, terminando com um impressionante terceiro lugar. Isso garantiu-lhe uma largada desde a primeira linha da grelha, para a ‘Sprint race’ e para a corrida principal, no domingo.

Na ‘Sprint’, Oliveira perdeu algumas posições na primeira curva, depois do arranque, rodando em oitavo após a primeira volta. A partir daí, Miguel Oliveira lutou fortemente até chegar ao 5.º lugar na terceira volta. Ainda assim, a acentuada degradação dos seus pneus impediu Oliveira de lutar pelo pódio, tendo mesmo de ceder uma posição na última volta. O piloto ainda terminou a Sprint em sexto, ao fim de 12 voltas de corrida, sendo este o seu segundo melhor resultado numa ‘Sprint race’ até ao momento, depois de um quinto em Jerez.

“Estou feliz por hoje. Esperava um pouco mais na corrida Sprint, mas dei tudo de mim. Já tinha o meu pneu dianteiro ‘acabado’ depois de sete ou oito voltas, então foi-me difícil conseguir virar ou travar e geri o resto da corrida a tentar evitar uma queda. Foi realmente uma pena porque tive boa velocidade e ritmo, mas não havia mais nada que pudesse fazer. É um bom indicador ver duas Aprilia no pódio, também com o meu desempenho de hoje. Amanhã [domingo] vamos tentar entender o que podemos fazer para evitar a destruição do pneu dianteiro e tentar ser o mais rápido que pudermos”, concluiu o piloto de Almada.