8.º Lés-a-Lés Off-Road: em defesa da floresta

29/09/2023

No 8.º Lés-a-Lés Off-Road o projecto de reflorestação vai continuar! Milhares de árvores autóctones foram plantadas nos últimos anos pelos motociclistas que participam no Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, numa iniciativa que visa apoiar uma reflorestação mais adequada do território nacional.

 

Um projeto que pretende alertar para a necessidade de revitalização da floresta portuguesa, extremamente flagelada pelos fogos, e de o fazer da forma mais correta, apostando na sensibilização das populações por onde passa a caravana. Sobretudo os mais jovens, que acolhem com entusiasmo a entrega e plantação de novas árvores junto a estabelecimentos escolares, espaços públicos, e das muitas que se pretendem sejam plantadas nos seus concelhos.

Desta feita, paralelamente à 8.ª edição do evento mototurístico organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, entre 1 e 4 de outubro, vai decorrer a 5.ª Campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés.

Ação de sensibilização que levará centenas de árvores às crianças e jovens dos concelhos atravessados por este evento turístico, sem fins competitivos, acompanhadas de uma banda desenhada explicativa das vantagens das espécies autóctones.

O que esperar desta edição?

Ainda antes do arranque do 8.ª Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, na tarde de 29 setembro, a partir das 14 horas, o Parque da Cidade de Penafiel será alvo de grande animação, com a presença de cerca de uma centena de alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Acompanhados por professores e assistentes operacionais, os petizes ajudarão a plantar 2 amieiros, 2 freixos e 6 tramazeiras, ouvindo uma animada explicação sobre as vantagens das espécies autóctones.

Experiência que se repetirá nos dias seguintes, aquando das paragens na Figueira da Foz, Estremoz e Portimão, pontos de chegada de cada uma das três etapas, a rondar os 300 quilómetros.

Dias plenos de descoberta e animação, por alguns dos mais bonitos trilhos em fora de estrada, entre vinhas e olivais, soutos e carvalhais, por serras e vales, com paragens em miradouros desconhecidos para apreciar paisagens de cortar a respiração.

Percurso que contará ainda com algumas travessias a vau, num desafio que, longe de ser uma corrida, junta aventura e superação, camaradagem e diversão e é aberto a motos trail, de todas as marcas e cilindradas, tamanhos e feitios.

Mantendo-se a previsão atual em termos meteorológicos, é expetável que não chova, o que não invalida que as manhãs não venham a estar frescas e húmidas ou que os caprichos da meteorologia não possam ainda mudar o que se antevê agora.