A RS é uma verdadeira moto desportiva. Potente e divertida, com a melhor relação peso-potência da sua classe. É fácil e leve, com soluções técnicas sofisticadas derivadas diretamente das classes de topo e uma linha agressiva no puro estilo RS.
Uma verdadeira RS no quadro, na suspensão e na tecnologia: motor de dois cilindros, arrefecido a líquido, com quatro válvulas e dupla árvore de cames à cabeça (dohc), quadro em liga de alumínio. tem ainda um pacote completo de gestão eletrónica com acelerador eletrónico (ride-by-wire), controlo de tração ajustável e três modos de condução.
A RS 457 é um passo histórico para a Aprilia e não apenas em termos tecnológicos. De facto, a nova moto desportiva de dois cilindros da Aprilia apela a novos alvos e mercados para ir ao encontro da crescente procura mundial de motos fáceis, mas divertidas, tecnologicamente e estilisticamente inovadoras, dirigidas a amplos segmentos de mercado.
A visão de Michele Colaninno
Michele Colaninno, Diretor Geral do Grupo Piaggio, refere que: “Nos últimos anos, a marca Aprilia tem assistido a uma intensa renovação, também apoiada pelo progresso contínuo no mundo das corridas. A recente introdução da família 660, com a RS e a Tuono primeiro e a Tuareg depois, expandiu o seu objetivo, criando uma gama completa e competitiva. Estamos agora prontos para dar mais um passo em direção ao futuro com uma moto surpreendente desenvolvida inteiramente em Noale, capaz de estimular e emocionar os jovens e abrir um enorme potencial em novos mercados, próximos e distantes. É um passo mais perto da globalização de uma marca que sempre teve no seu ADN a combinação perfeita de tecnologia, diversão e olhar para o futuro.”

Ao mesmo tempo, foi um dos principais atores no mundo das corridas, dominando as categorias de 2 tempos. Depois de reafirmar a sua supremacia tecnológica ao vencer as competições de SBK, a Aprilia também se destacou no MotoGP.
Agora, a Aprilia regressa à sua missão fundadora com um projeto para uma nova geração de motociclistas, reunindo o conhecimento acumulado nas pistas de todo o mundo.
Pontos fortes da RS 457
A Aprilia RS 457 fala a linguagem dos jovens pilotos, das pessoas que querem começar a pilotar motos divertidas, explorando toda a experiência da empresa para desenhar e construir uma verdadeira moto desportiva.
Os pontos fortes desta moto são a sua leveza, com a relação peso-potência mais elevada possível para uma moto que pode ser conduzida com uma carta A2, a facilidade de condução e o equipamento tecnológico. A RS 457 foi concebida para acompanhar o motociclista na estrada e na pista. A ergonomia é caraterizada por um guiador de encaixe montado acima da placa de direção superior, uma solução desportiva de estrada que oferece o melhor compromisso entre desportividade e conforto de condução.
O farol dianteiro, totalmente em LED, incorpora a assinatura luminosa típica das grandes motos superdesportivas da Aprilia, enquanto os piscas dianteiros estão integrados na assinatura luminosa do farol dianteiro. O painel de instrumentos utiliza um elegante e prático painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, enquanto os comandos do guiador são retroiluminados.
Alguns dados técnicos
A Aprilia RS 457 é alimentada por um motor bicilíndrico paralelo de última geração, arrefecido a líquido, com dupla árvore de cames e quatro válvulas por cilindro, que debita 35 kW de potência. O máximo possível para uma moto com carta A2. Para além da potência pura, há também o peso da moto: 159 kg a seco, subindo para 175 pronta a conduzir.
O novo motor está associado a um quadro rígido. O quadro em alumínio torna a RS 457 única entre as motos do seu segmento. Toda a experiência de design da Aprilia, aperfeiçoada ao longo de décadas de vitórias em todas as pistas de corridas do mundo, é aplicada nesta solução. O cárter funciona como um elemento de suporte de carga, uma solução emprestada da RS 660, que assegura o baixo peso, as qualidades dinâmicas e o prazer de condução que tornaram a Aprilia famosa.
A forquilha de ø41 mm tem 120 mm de curso e ajuste de pré-carga. O mesmo acontece com o monoamortecedor, que trabalha no braço oscilante em aço, ajustável em pré-carga, para 130 mm de curso. O sistema de travagem inclui um disco dianteiro de 320 mm com uma pinça ByBre de 4 pistões de montagem radial.
As jantes desportivas de 17 polegadas montam pneus 110/70 na frente e 150/60 atrás, medidas perfeitas para uma excelente aderência, mantendo a agilidade, o verdadeiro ponto forte da nova Aprilia.
https://youtu.be/X_0x__m2Lhc