Autódromo Internacional do Algarve bateu recordes em 2023

29/12/2023

À medida que 2023 acaba, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) comemora um ano repleto de sucesso, onde estabeleceu novos recordes quanto à sua atividade e número de visitantes.

 

Este ano, o complexo, que inclui o prestigiado circuito de corridas e o Kartódromo Internacional do Algarve, solidificou ainda mais a sua posição como um pólo vital para o desporto motorizado e um impulsionador económico para o Algarve e para o País.

O AIA foi palco de numerosas competições em duas e quatro rodas, tanto a nível nacional quanto internacional. Com destaque para o início do campeonato mundial de MotoGP no circuito foi o evento mais notável do ano, atraiu mais de 123 mil espectadores e gerou um impacto económico de quase 80 milhões de euros, além de um retorno mediático avaliado em mais de 200 milhões de euros. Outros grandes eventos, como o Mundial Superbike em outubro, também contribuíram significativamente para a economia local, atraindo mais de 40 mil espectadores.

Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, destacou a importância dos eventos do ano: “Os eventos que recebemos ao longo do ano foram mais uma vez avaliados muito positivamente por parte dos promotores e novamente foram ‘alavanca’ preponderante para a economia da região, do Algarve e também de Portugal, com destaque óbvio para o MotoGP”, afirmou Paulo.

A Racing School do AIA também teve um ano excecional, com quase 5000 pessoas a participarem de 2687 experiências e mais de 500 cursos. A escola ainda organizou 103 eventos corporativos e quase 11.000 voltas à pista, totalizando mais de 49.500 quilômetros percorridos. A escola manteve uma parceria forte com a Yamaha, organizando três ‘track days’ e diversos cursos de motociclismo.

Além destes números, o AIA foi escolhido por marcas de renome como BMW, McLaren, Michelin, Mercedes, Bimby e Repsol para a realização de eventos corporativos, com destaque para a Michelin que trouxe 4000 convidados ao Algarve.

Em 2023 o circuito também recebeu uma longa lista de visitantes ‘ilustres’ que incluiu a presença de pilotos como: Valentino Rossi, Max Verstappen, Juan-Pablo Montoya, Nelson Piquet Júnior, António Félix da Costa, Mick Schumacher, Nicolas Lapierre, Toprak Razgatlioglu, Franco Morbidelli, Lando Norris e Lance Stroll.

O AIA também recebeu várias equipas de Fórmula 1 como: Alpine, Alpha Tauri e McLaren, e os vencedores das 24 Horas de Le Mans, e a Ferrari, que escolheu o circuito para desenvolver testes nos seus veículos de competição.

O sucesso do Autódromo Internacional do Algarve em 2023 foi um testemunho do seu status como uma das principais instalações de corridas da Europa.