“Com a nova BMW R 1300 GS, voltamos a apanhar a concorrência de surpresa. É definida por uma gama ainda mais alargada, enquanto a redução da complexidade e do peso da moto, combinada com equipamento específico, permite que a essência do boxer GS seja mostrada de forma ainda mais marcante. Com um novo motor, excelente manobrabilidade e qualidades de condução impressionantes, irá marcar o ritmo tanto na estrada como fora dela.” Observa Thilo Fuchs, Diretor de Modelos Boxer arrefecidos a água.
A BMW Motorrad estabeleceu o novo segmento de enduro de turismo há mais de quatro décadas com a R 80 G/S. Desde então, a BMW GS com motor boxer tem sido a líder indiscutível do campo competitivo. Para garantir que este continua a ser o caso no futuro, a BMW Motorrad optou por um design quase completamente novo para a nova R 1300 GS, com uma poupança de peso de 12 kg em comparação com o modelo anterior.
Motor e suspensão
A peça central é mais uma vez o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição da árvore de cames. Com exatamente 1300 cc, produz uma potência de 145 cv às 7750 rpm, desenvolvendo um binário máximo de 149 Nm às 6500 rpm. Isto torna-o de longe o motor boxer BMW mais potente alguma vez produzido em série.
No centro da nova suspensão está a estrutura principal em chapa de aço, que para além de ser significativamente otimizada em termos de espaço de instalação, também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo anterior. Para o quadro traseiro, a anterior estrutura tubular em aço foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova suspensão dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a traseira EVO Paralever, também revista, proporcionam uma precisão de direção e estabilidade de condução ainda maiores.A anterior suspensão eletrónica Dynamic ESA Next Generation proporcionou um elevado nível de segurança e diversão numa grande variedade de terrenos, graças à regulação dinâmica do amortecimento e ao descanso da mola ajustável na traseira. O novo sistema eletrónico de Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) vai agora mais longe, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente da taxa de mola (“rigidez da mola”) – dependendo do modo de condução selecionado, das condições de condução e das manobras.
Exclusivamente em conjunto com o DSA como equipamento opcional de fábrica, estão disponíveis mais dois itens de equipamento opcional para a suspensão da nova R 1300 GS: a nova regulação adaptativa da altura do veículo e a suspensão desportiva.
Principais destaques
- Motor boxer de conceção totalmente nova com caixa de velocidades montada na parte inferior e tecnologia BMW ShiftCam para variar a temporização das válvulas e o curso das válvulas no lado da admissão;
- O motor boxer BMW mais potente de sempre;
- Resposta potente em toda a gama de rotações do motor, consumo de combustível exemplar, níveis de emissões, suavidade de funcionamento e refinamento;
- Potência e binário: 145 cv às 7750 rpm e 149 Nm às 6500 rpm;
- Sistema de sensores de detonação para uma adaptação otimizada ao andamento;
- Suspensão completamente redesenhada com quadro principal em chapa de metal e quadro traseiro em alumínio fundido sob pressão. Precisão de direção e estabilidade de condução ainda maiores graças ao novo EVO Telelever com elemento flexível e à guia da roda traseira EVO Paralever revista;
- Redução de peso de 12 kg em comparação com o modelo anterior;
- BMW Motorrad Full Integral ABS Pro de série;
- Quatro modos de condução de série (anteriormente eram três);
- Controlo do binário do motor (MSR), assistência dinâmica à travagem (DBC) e assistente de arranque (HSC) de série;
- Driving Modes Pro com modos de condução adicionais como equipamento opcional de fábrica;
- Controlo dinâmico de tração DTC de série;
- Ajuste Eletrónico Dinâmico da Suspensão (DSA) como equipamento opcional ex works, com ajuste dinâmico do amortecimento e da taxa de mola, e também compensação de carga;
- Regulação adaptativa da altura do veículo e suspensão desportiva como equipamento opcional de série;
- Novo farol de matriz LED de série;
- Farol Pro com luz de viragem adaptativa como equipamento opcional de fábrica;
- Protetores de mãos com indicadores de mudança de direção integrados de série;
- Bateria de iões de lítio com Battery Guard (função de assistência através da BMW Motorrad APP) de série;
- Controlo de velocidade de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de travagem de série;
- Assistente de condução com controlo ativo da velocidade de cruzeiro (ACC);
- Aviso de colisão frontal (FCW) e Aviso de mudança de faixa (SWW) para uma condução segura e cómoda como equipamento opcional;
- Compartimento para carregamento de smartphones com tomada USB integrada e tomada eléctrica adicional de 12 V a bordo, de série;
- Aquecimento do assento para o condutor e o passageiro, para maior conforto nas viagens mais longas, como equipamento opcional de fábrica;
- Elevação do guiador até 30 mm como equipamento opcional de fábrica;
- Ampla gama de variantes de altura do assento como equipamento opcional (ex works);
- Conetividade: painel de instrumentos multifuncional com ecrã TFT a cores de 6,5 polegadas e numerosas funcionalidades de série;
- RDC, Keyless Ride, punhos aquecidos de série;
- Chamada de emergência inteligente como equipamento opcional ex works;
- Variante básica atrativa, juntamente com as variantes de modelo, Triple Black, GS Trophy e Opção 719 Tramuntana;
- Vasta gama de equipamento opcional, acessórios originais BMW Motorrad;
Aumento de equipamento de série na BMW R 1300 GS, face ao modelo anterior
- Punhos aquecidos;
- Keyless Ride (direção, ignição e bloqueio do depósito de combustível);
- RDC;
- MS;
- BMW Motorrad Full Integral ABS Pro;
- Cruise control DCC com função de travagem;
- Bateria de arranque de iões de lítio;
- Protetores de mão com indicadores de mudança de direção integrados.
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