Dez dicas para andar de moto com tempo frio

15/01/2024

Apresentamos, de seguida, um conjunto de 10 dicas que podem ser bastante úteis para desfrutar da sua moto nesta altura do ano, sem o risco de apanhar uma constipação, deixar de sentir a ponta dos dedos ou ficar com o nariz congelado.

 

Verá que parte das dicas não são complicadas de implementar e podem fazer toda a diferença. A ordem que se apresenta é mais ou menos arbitrária.

1. Mantenha-se hidratado

Para alguns poderá não fazer sentido, mas é de importância capital estar bem hidratado quando está mais frio e damos uso à moto. Uma superior hidratação ajuda a manter a pele mais hidratada e torna-nos mais tolerantes ao frio.

Naturalmente que estão excluídas as bebidas alcoólicas, apesar de se considerar que “aquecem o corpo”, quando é exatamente o oposto que acontece.

Um chá quente, uma sopa ou um chocolate quente podem fazer milagres. Pode até transportar consigo uma embalagem térmica com uma bebida a seu gosto e que, nas paragens, lhe permite sorver pequenos goles. Naturalmente que a alimentação também é crucial e um pouco mais de gordura pode ser bom para o seu organismo, mas sem exageros!

2. Tenha especial cuidado com a pele do rosto e os lábios

O nosso rosto sofre imenso com as agressões causadas pelo frio e facilmente ficam marcas que teimam em não desaparecer, criando ainda mais rugas e até feridas ou manchas que podem ser evitadas.

Claro que o capacete oferece uma importante proteção, sobretudo se for integral, mas não é suficiente e opções de roupa térmica, como uma balaclava ou proteção para o rosto e pescoço, fazem todo o sentido e são de uma grande ajuda.

Um pouco de creme hidratante em toda a cara (se tiver protetor solar ainda melhor, afinal de contas, o sol de inverno queima imenso) e um pouco proteção contra o cieiro fazem todo o sentido. Os lábios são mucosas particularmente expostas e sensíveis. A sua proteção previne situações de feridas, herpes labial, entre outras.