Ducati Multistrada V4 RS: quando as Superbike e as touring se encontram

25/10/2023

No quarto episódio da série web Ducati World Première 2024, a Ducati apresenta a nova V4 RS, a mais desportiva, mais sofisticada e exclusiva Multistrada já criada pelo fabricante de Bolonha. Produzida numa série numerada, a Multistrada V4 RS é a mais recente adição à família que celebra o seu vigésimo aniversário este ano, estando equipada com o motor Desmosedici Stradale, derivado do que equipa a Panigale V4.

 

Graças ao V4 equipado com distribuição desmodrómica, a Multistrada V4 RS oferece uma performance e sensações de condução únicas, mantendo o equilíbrio que sempre distinguiu a família. A experiência torna-se memorável com o som inconfundível do Desmosedici Stradale com embraiagem a seco e silenciador Akrapovič, bem como pela enérgica e emocionante entrega de potência. Sensações também garantidas pela ciclística da Multistrada mais desportiva da família, graças às suspensões Öhlins, monobraço oscilante em alumínio e jantes forjadas.

Os motociclistas mais exigentes irão apreciar os pormenores técnicos e estilísticos que a tornam numa moto única em personalidade e substância. O logótipo RS, que se torna num verdadeiro elemento caracterizante do modelo, foi desenhado pelo Centro Stile e é exibido no esquema de cores, na chave e nos grafismos do painel de instrumentos. A esguia e aerodinâmica traseira, desenhada exclusivamente para esta moto, ajuda a torná-la ainda mais desportiva.

A Multistrada V4 RS é um modelo no qual cada componente, cada pormenor – do pacote de eletrónica equipado com tecnologia de radar ao levíssimo titânio do sub-quadro traseiro – foi escolhido com um único objetivo: criar a mais desportiva moto de turismo de sempre. A Multistrada mais excitante jamais criada pela Ducati.

Estilo desportivo

A Ducati Multistrada V4 RS combina as inconfundíveis linhas Multistrada, elegantes e dinâmicas, com soluções técnicas que remetem para as tecnologias usadas em competição, típicas das motos superdesportivas de Borgo Panigale. O nome RS tem exatamente este significado, recordando outra moto na história da Ducati – a Monster S4 RS – nascida de acordo com os mesmos princípios inspiradores.

Os vários componentes em fibra de carbono, tais como o guarda-lamas dianteiro, as proteções de mãos (desenhadas especificamente para este modelo), os escudos térmicos e o “bico” dianteiro, criam um jogo de contrastes com o esquema de cores Iceberg White, enriquecido com várias referências à cor da Desmosedici MotoGP.

A esguia e leve secção traseira em tecno-polímero integra as pegas para o passageiro e define uma vista lateral desportiva, sofisticada e inconfundível. A estrutura de suporte ao assento em titânio é um componente de grande elegância técnica que acentua o seu carácter desportivo e permite um ganho de peso de 2,5 kg em relação ao elemento standard.

A Ducati Multistrada V4 RS é produzida numa série limitada. O número é mostrado numa placa em alumínio negro anodizado, embelezada pela bandeira e italiana e aplicada na mesa de direção.

Motor de superbike

A Multistrada V4 RS é a única da família a adotar o motor Desmosedici Stradale de 1103 cc. Para combinar a suavidade e regularidade típicas da Multistrada com a personalidade e características desportivas da Panigale e Streetfighter, a Ducati atuou no V4 obtendo uma entrega de potência fluida e regular em baixos regimes e, ao mesmo tempo, devido à distribuição desmodrómica, excitante quando nos aproximamos do limitador.

Estes objetivos foram alcançados adotando o filtro de ar da Panigale V4 R, que é mais permeável e desportivo, e um sistema de escape com silenciador Akrapovič desenvolvido especificamente para a Multistrada V4 RS.

Nesta configuração, de homologação Euro 5+, o motor Desmosedici Stradale desenvolve uma potência máxima de 180 cv, com o limitador às 13.500 rpm. Este valor foi escolhido para garantir uma performance desportiva enquanto mantém o equilíbrio que sempre distinguiu a Multistrada V4 desde a sua primeira versão.

Para extrair da melhor forma a performance do Desmosedici Stradale, mais desportivo e caracterizado por maior aceleração, a relação final foi encurtada, mantendo-se as relações de caixa inalteradas.

Finalmente, tal como nas Panigale V4 SP2 e Streetfighter V4 SP2, a Multistrada V4 RS também conta com uma embraiagem a seco STM-EVO SBK em alumínio, com uma configuração específica. Este componente, que suaviza a condução durante as fases de travagem e engrenar de mudanças, também contribui para enriquecer o som, com o seu típico timbre metálico quando se solta a embraiagem.

Para melhorar o conforto térmico do motor, o Desmosedici Stradale foi desenhado para desativar a bancada de cilindros traseira quando a moto está estacionária, em ponto morto e com a temperatura do motor acima dos 70°. Igualmente para oferecer maior conforto, nos dias mais frios as condutas que canalizam ar frio para as pernas do condutor podem ser fechadas.

Os intervalos de manutenção para a verificação da folga das válvulas na Multistrada V4 RS são feitos a cada 30.000 km.

Eletrónica

A Multistrada V4 RS está equipada com o avançado e sofisticado pacote de eletrónica da Multistrada V4 S, que inclui, entre outras características, tecnologia de radar de série, à frente e atrás, que permite as funcionalidades Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD).

O equipamento eletrónico da Multistrada V4 RS, graças à informação obtida a partir da plataforma inercial Bosch, é formado por quatro Power Modes (Full, High, Medium, Low), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Engine Brake Control (EBC) e Ducati Quick Shift (DQS) Up&Down.

Todos estes sistemas foram calibrados para as características e tipo de utilização do modelo e integrados nos quatro Riding Modes, nomeadamente Race, Sport, Touring e Urban.

Na V4 RS, o Power Mode Full (associado por defeito ao Riding Mode Race, caracterizado por uma bandeira de xadrez sobre o seu nome) é introduzido pela primeira vez na família Multistrada; este entrega a potência máxima em todas as mudanças, com uma resposta pronta ao acelerador. Os restantes Power Modes foram calibrados para utilização na Multistrada V4.

O maior carácter desportivo do pacote de eletrónica da V4 RS é sublinhado pelo novo grafismo do painel de instrumentos, que apresenta um painel de controlo no ecrã principal com uma funcionalidade similar à do Infomode Track das Panigale V4 e Streetfighter V4. Este menu ‘drop-down’ mostra os níveis definidos para o DTC, ABS e DWC no Riding Mode selecionado.

O painel de instrumentos TFT com ecrã de 6.5″, caracterizado na Multistrada V4 RS por um grafismo dedicado, permite a visualização do mapa de navegação por intermédio do Ducati Connect, que lhe permite a função de espelho com o seu dispositivo móvel. Precisamente para suportar esta funcionalidade, o compartimento para o smartphone tem ventilação forçada, para arrefecer o telefone durante o uso intensivo das funções de navegação e durante o carregamento.