Uma moto completa com todos acessórios para viagens de longa distância “em primeira classe”. A Multistrada V4 S Grand Tour chega durante a celebração do vigésimo aniversário da Multistrada e integra os valores e características que sempre a tornaram numa moto à frente do seu tempo.
A Multistrada é, de facto, o navio-almirante no qual a Ducati introduziu inovações e desenvolvimentos tecnológicos tais como os Modos de Condução, que redefiniram os standards da indústria motociclística.
Moto Full Optional
A Multistrada V4 S Grand Tour é uma moto Full Optional baseada no modelo S com as definições Travel & Radar. Encontra-se, de facto, equipada de série com o sistema de radar com Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD), para melhorar a segurança e o conforto de condução. Ainda em relação à segurança, o sistema TPMS, que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos, e luzes LED adicionais para melhorar a visibilidade à noite e no nevoeiro, são montadas de série na Grand Tour.
As malas laterais, de série na Multistrada V4 S Grand Tour, são integradas com o esquema de cores da moto. Graças ao seu volume total de 60 litros, permitem transportar tudo aquilo de que necessita, mesmo nas viagens mais longas. O descanso central, incluído no equipamento de série, ajuda a tornar mais fáceis todas as operações nas malas, desde a montagem e desmontagem ao abrir e fechar.O conforto na Multistrada V4 S Grand Tour é também reforçado pela montagem de série de punhos aquecidos, tal como os assentos do condutor e passageiro. Para além disto, a presença do tampão de combustível ‘hands-free’ simplifica os reabastecimentos, permitindo-lhe manter sempre a chave da moto no seu bolso.
Finalmente, a Multistrada V4 S Grand Tour incorpora várias atualizações adotadas na V4 rally. O guiador encontra-se, de facto, montado rigidamente na mesa de direção, sem sinoblocos, proporcionando sensações de condução mais diretas sem comprometer o conforto. O assento do passageiro é o modelo introduzido na V4 rally, para um apoio ideal em viagens longas, e, tal como o do condutor, é embelezado com uma cobertura externa com grafismo dedicado.
Para além disto, de modo a incrementar o conforto térmico, a Multistrada V4 S Grand Tour adota escudos térmicos no braço oscilante e no lado esquerdo do sub-quadro traseiro, bem como condutas que se podem fechar na área das pernas. O compartimento dedicado ao smartphone é agora ventilado.
Tal como em todas as motos da família Multistrada V4, a Grand Tour está também equipada com o sistema de navegação baseado na solução Phone Mirroring, que lhe permite transformar o ecrã TFT de 6.5“ num mapa de navegação a cores com toda a informação necessária para conduzir a moto.
Estética e motor
A Multistrada V4 S Grand Tour é incrementada com grafismos dedicados, elegantes e dinâmicos ao mesmo tempo. O esquema de cores das superestruturas é refletido na cor negra para o quadro, braço oscilante, mesas de direção e guiador. Os assentos de condutor e passageiro são embelezados com gráficos específicos.
O motor V4 Granturismo de 1158 cc entrega 170 cv (125 kW) às 10.500 rpm e 125 Nm (12.7 kgm) às 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear que garante uma resposta suave e progressiva a qualquer velocidade. A performance do motor, combinada com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite ao V4 Granturismo confirmar-se como a referência da categoria em termos de potência e leveza. Estes números são conjugados com refinadas soluções técnicas, tais como a cambota contrarrotante, derivada da experiência ganha pela Ducati Corse em MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas. Os resultados são uma entrega fluida a baixas rotações, um binário robusto nos médios regimes e potência em altas rotações.
Eletrónica
Para além dos sistemas já mencionados, o pacote de eletrónica da Multistrada V4 S Grand Tour oferece o que de melhor existe no sector do motociclismo em termos de segurança, conforto, performance e conectividade. A plataforma inercial (IMU) gere a operação do ABS Cornering, Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Traction Control (DTC), Cornering Lights (DCL) e Vehicle Hold Control (VHC), que torna simples o arranque em estradas inclinadas.
O Autolevelling reconhece as definições da moto e ajusta-as de forma autónoma para colocar o assento à altura ideal do solo em diferentes configurações de condução, adicionando-se às opções (manuais) já disponíveis para o utilizador: condutor, condutor mais bagagem, condutor e passageiro, condutor e passageiro mais bagagem.
Finalmente, as funções de espelho do smartphone, implementadas através do Ducati Connect System, permitem controlar o telefone e a música de modo simples e intuitivo.
Customização
No entanto, o completo equipamento da Multistrada V4 S Grand Tour oferece uma ampla margem para customização. Para ir ao encontro das necessidades ergonómicas de condutor e passageiro, o catálogo de acessórios oferece uma variedade de assentos, um conjunto de rebaixamento da moto e várias opções para o para-brisas.
Os Ducatisti que pretendam realçar ainda mais as qualidades turísticas da Multistrada V4 S Grand Tour podem adotar soluções de bagagem adicionais, desenhadas tanto para o depósito como para a grelha traseira, tais como uma top case ou saco de depósito.
Equipamento, cores e disponibilidade
A Ducati também criou especificamente alguns itens de equipamento para explorar em pleno as possibilidades turísticas da Multistrada V4 S Grand Tour. O fato Atacama C2, por exemplo, com grandes áreas dedicadas à ventilação, mangas destacáveis e três camadas independentes, incluindo forro térmico e membrana à prova de água, para oferecer conforto em todas as condições atmosféricas.
Em alternativa, o fato Strada C5, fabricado em confortável e robusto tecido stretch, graças à membrana interna Gore-Tex® destacável e um blusão de penas interno que pode ser usado como peça individual quando deixamos a moto estacionada.
A nova Multistrada V4 S Grand Tour estará disponível na rede de vendedores vutorizados a partir do fim de setembro, apenas no esquema de cor Grand Tour.
Principal equipamento de série
- Motor Ducati V4 Granturismo de 1158 cc com verificação da folga das válvulas a cada 60.000 km
- Quadro monocoque em alumínio, sub-quadro em tubo de aço e braço oscilante em alumínio
- Suspensão eletrónica semi-ativa Marzocchi Ducati Skyhook Suspension (DSS) Evolution com funções Autolevelling, Minimum Preload e Easy Lift. Curso de 170 – 180 mm
- Jantes de 120/70-19” e 170/60-17” com pneus Pirelli SCORPION™ Trail II
- Sistema de travagem Bosch-Brembo ABS 10.3ME Cornering
- Discos dianteiros de 330 mm de diâmetro com pinças radiais Brembo Stylema de 4 pistões
- Ótica Full LED com DRL e Ducati Cornering Lights (DCL)
- Arranque e tampão do depósito Hands Free
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System)
- Painel de instrumentos full-TFT a cores de 6.5”
- Ducati Connect com aplicações de telefone, música e mapa de navegação
- Ducati Quick Shift (DQS) Up&Down
- Cruise control
- Vehicle Hold Control (VHC)
- Unidade de Medição Inercial Bosch (IMU)
- Power Modes
- Riding Modes
- Ducati Wheelie Control (DWC)
- Ducati Traction Control (DTC)
- Malas laterais à cor da moto
- Luzes LED adicionais
- Radar com funcionalidades Adaptive Cruise Control e Blind Spot Detection
- Descanso central
- Punhos aquecidos
- Assentos do condutor e do passageiro aquecidos
- Escudo térmico no suporte do assento e no braço oscilante
- Condutas com fecho na área das pernas
- Compartimento para smartphone ventilado