Uma das motos mais recentemente modificadas que a BMW encomendou, a R18 The Crown é uma celebração simplificada para o 100º aniversário da marca.

 

A BMW Motorrad divisão ocasionalmente entrega uma de suas motos a um transformador famoso para ver aquilo que é capaz de criar. Os resultados são sempre brutais, mas raramente correspondem à impressionante arte da última criação: a R18 The Crown.

Apresentada no BMW Motorrad Days em Berlim, a moto foi criada por Dirk Oehlerking, da Kingston Customs. Tornou-se conhecido pelas suas criações de motos incomuns e únicas e diz que esta é “a essência de minhas criações até hoje”.
“Comecei com uma nova BMW R18, que depois desmontei”, disse King. “Como sempre, trabalhei com esferovite e papelão para criar a forma, as linhas e o desenho. O objetivo era que parecesse poderosa, elegante e rápida, combinando um visual inovador.”

As modificações na moto são extensas. Por exemplo os garfos dianteiros desapareceram, e foram substituídos por um braço oscilante de dupla face com um suporte de suspensão central.
Enquanto isso, o depósito de combustível de oito litros é feito de chapa de alumínio de dois milímetros de espessura. Cada painel foi cortado, dobrado e transformado à mão para criar a forma minimalista, e o banco em alumínio foi estofado em couro genuíno.

O tubo de escape de aço inoxidável também foi feito à mão, mas um número surpreendente de componentes veio diretamente da BMW. Naturalmente, o motor boxer é original, mas também a suspensão traseira, o farol e vários instrumentos e apoio para os pés. Para finalizar, Oehlerking optou por uma pintura Champagne Platinum com detalhes em madrepérola.