Ivo Lopes sagra-se campeão nacional de superbike

27/09/2023

A missão era bem clara, sair da penúltima ronda do nacional de velocidade com as contas do título encerradas, não comprometendo o campeonato espanhol. Assim, a última ronda do CNV Moto coincide com a penúltima jornada do campeonato espanhol de velocidade, onde Lopes se encontra também a lutar pela revalidação do título na classe Superbike.

 

“Um dos principais objetivos para esta temporada foi atingido. Conseguimos revalidar o título de Campeões Nacionais de Superbike! Estamos muito felizes por conseguir voltar a dar esta alegria à BMW e a todos os nossos patrocinadores, que continuam a ser determinantes nesta nossa caminhada!”, refere o piloto.

A verdade é que esta tem sido uma época muito bem trabalhada, com objetivos claros e as contas feitas ao mais pequeno detalhe, para conseguir atingir os objetivos a que se propôs no início desta época desportiva. O piloto da Amadora tem trabalhado muito para tornar isso possível e tem conseguido estar numa perfeita sintonia com a moto e equipa técnica.

Fim de semana perfeito

Este foi assim, mais um fim de semana perfeito no CNV Moto, onde Lopes conseguiu novamente ser o mais rápido em pista, desde a qualificação às corridas. No entanto, além das vitórias extremamente importantes e que permitiram assegurar o título quando ainda falta uma jornada para terminar o campeonato, não foi um fim de semana de “passeio”. Foram dias de muito trabalho, com alguns percalços, mas que graças ao trabalho fantástico dos técnicos da easyRace Team, acabaram por não prejudicar em nada a prestação do piloto da BMW M1000RR.

Com condições climatéricas favoráveis no traçado do Estoril, Ivo Lopes assinou a volta mais rápida nos treinos cronometrados, assegurando a pole com o tempo de 1:39.543.

Na primeira corrida, o calor impunha dificuldades extra, mas nada capaz de refrear o andamento de Ivo Lopes, com a consistência nos tempos por volta que lhe é característica. À 12ª volta, um problema técnico fez o piloto da easyRace Team abrandar o ritmo, tornando-o cerca de 10 segundos mais lento, mas ainda assim, com grande esforço e sabedoria, conseguiu levar a BMW M1000RR a cruzar a linha da meta com mais de 15 segundos para o segundo classificado.

Com “um pé no título” a corrida de domingo era aguardada com grande expectativa pelo piloto, estrutura técnica e patrocinadores. Cedo se percebeu que o piloto lisboeta não estava em pista para facilitar, impondo novamente um ritmo forte mas claramente em modo de gestão, fazendo a sua melhor volta em 1:40.238, mantendo-se depois entre o segundo ’41 e ’42. Terminou assim com margem muito confortável para os principais perseguidores, conseguindo a tão ambicionada revalidação da coroa na disciplina maior da velocidade nacional.

Agora, é tempo de recuperar e continuar a trabalhar para lutar pelo segundo objetivo da temporada. A revalidação do título em SBK no campeonato espanhol de velocidade, que pode nos dias 12 a 15 de outubro, em Jerez.