Miguel Oliveira obrigado a abandonar corridas na Áustria

24/08/2023

A 10ª jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP, em Spielberg, Áustria, iniciou-se envolta em expetativa. Sobretudo em relação a Miguel Oliveira, cuja primeira vitória na categoria-rainha de MotoGP aconteceu em solo austríaco, mas também devido ao potencial do piloto luso, sempre elogiado e aclamado, ainda para mais depois do seu regresso já 100% recuperado das lesões sofridas (em corridas anteriores) e com ânsia de vencer.

 

O fim de semana arrancou de forma positiva com Miguel Oliveira a conseguir qualificar-se diretamente para a Q2, mas, desenrolou-se não tão bem, já que sábado, aquando da ‘sprint race’. O piloto foi forçado a retirar-se da corrida, por ter sido novamente praticamente abalroado por outros pilotos.

No domingo, Oliveira foi impossibilitado de poder concluir a corrida ‘longa’, por um problema mecânico na sua RS-GP22.

Nas palavras do piloto:

“Fui rápido no fim de semana, mas tivemos um pequeno problema durante a corrida [longa], um problema estranho, para ser honesto. Era um detalhe muito simples, mas que me fez abandonar. Os pesos que calibram a minha roda dianteira saltaram, e como efeito eu não podia fazer demasiada pressão na travagem, por causa da vibração, e tive de abandonar por causa disso.”

Entrada direta para a Q2

Em especial, sexta-feira, Miguel Oliveira deu o seu melhor para chegar mais perto do topo possível. Na primeira sessão, rodou veloz e conseguiu um P17, embora ainda longe do seu objetivo pessoal. Já na única Sessão de Treinos a contar para a qualificação, conseguiu permanecer no top10 dos melhores tempos, tendo garantido entrada direta para a Q2, no dia seguinte.

“Hoje foi um dia difícil, mas finalmente positivo. Não senti que tinha o melhor ritmo no geral, mas consegui fazer um bom “time attack” e isso ajudou-me a ficar entre os 10 primeiros. Queria ter um pouco mais de tempo para trabalhar na moto, mas “é o que é” e temos que ficar felizes com os resultados. Para amanhã [sábado], vamos tentar algumas coisas para melhorar e tentarmos ser competitivos durante a qualificação e a corrida de velocidade, conclui Miguel Oliveira.”