Na verdade, desde o GP da Áustria de 2020, as últimas cinco corridas no local mostraram um padrão da Ducati – KTM – Ducati – KTM – Ducati – Ducati em termos de vitórias. Aqueles primeiros dias de glória de Borgo Panigale no regresso do MotoGP™ ao Red Bull Ring não terminaram necessariamente, mas certamente têm uma concorrência séria. Então, o que nos espera na Estíria nesta temporada?
No canto vermelho
No ano passado, o atual campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) conquistou a glória na Áustria, e depois de uma performance sob forte pressão em Silverstone, quando indiscutivelmente teve o luxo de não forçar até o limite, mas ainda assim o fez, chega como favorito também este ano. Agora com uma boa vantagem na mão depois que um Tissot Sprint mais difícil no Reino Unido, aproveitou tornou uma grande oportunidade de ganhar aos principais rivais no domingo, há ainda menos pressão agora também. Pecco certamente deve ser o piloto na mira.
Jorge Martin (Prima Pramac Racing), no entanto, conquistou sua primeira vitória na classe rainha no Red Bull Ring em 2021. Na verdade, ele começou as duas corridas no Red Bull Ring da pole na sua temporada de estreia, venceu a primeira e conquistou um pódio na segunda.
Agora um piloto ainda melhor e em boa forma em 2023, ele é o mais próximo na perseguição atrás de Bagnaia após a confusão no GP da Inglaterra. Depois de ser derrotado também no domingo em Silverstone, não foi falta de velocidade que viu o piloto 89 perder pontos valiosos. Certamente que chega à Áustria a pensar que é uma boa oportunidade para recuperar um pouco… no sábado e no domingo.O que está em jogo é alto
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) provavelmente terá algo a dizer. O sul-africano conquistou a segunda e mais recente vitória em casa da KTM em 2021, lançando os dados para uma das vitórias mais importantes de sempre – e indiscutivelmente uma das melhores.
Será um forte adversário, a lutar por uma vitória em casa para a fábrica austríaca, e o companheiro de equipe Jack Miller fará o mesmo. Se há um lugar onde ambos os pilotos estarão focados em mais alguns troféus, é aqui.
Essa busca de glória em casa também se estende a Augusto Fernandez e Pol Espargaró, da GASGAS Factory Racing Tech3, sendo que ambos pontuaram em Silverstone.
A glória de patrocinador principal desta etapa cabe à CrytoDATA RNF MotoGP™ Team. Foi em Silverstone que Miguel Oliveira obteve o seu melhor resultado da temporada até agora, quarto, graças a uma impressionante subida do 16.º lugar da grelha.
Isso é algo que Aleix Espargaró (Aprilia Racing) fez em grande estilo em Silverstone. Depois de se qualificar em 12º e conquistar a vitória tornou-se o primeiro piloto a vencer de P12 ou inferior desde o GP da Turquia de 2006.
Fê-lo batendo o atual campeão na última volta, o que é um aumento de confiança. O companheiro de equipe Maverick Viñales também foi forte em Silverstone e ambos vão querer mostrar aquil de que são capazes. O mesmo vale para Aleix Espargaró, que disse que o trabalho da Aprilia está a valer a pena. Eles também terão o wildcard Lorenzo Savadori na pista com eles, já que esse trabalho continua.
Mais pilotos em busca de um lugar ao sol
Há ainda que contar com Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team). EM Silverstone o sábado foi excelente, pois conquistou a pole e depois o segundo lugar no Sprint, já que Bagnaia não conseguiu pontuar. Mas no domingo, um primeiro erro em algum tempo viu o italiano escorregar ao perseguir Bagnaia, acabando por lhe custar 20 pontos ao líder do campeonato.
Também foi ultrapassado na classificação por Martin mais uma vez, mas a Áustria é uma oportunidade para reagir. A história diz que será necessário um grande esforço para vencer Bagnaia e Martin aqui, mas a forma de Bezzecchi nesta temporada se preocupou menos com os recordes de pista e mais com a velocidade inabalável, seja qual for o local, pode fazer a diferença.
Johann Zarco (Prima Pramac Racing) e Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team), por sua vez, vão querer muito mais. Zarco teve um bom Sprint em quarto, mas depois um domingo mediano, e Marini não conseguiu desafiar totalmente na frente em Silverstone. Conseguirão inverter esta situação na Áustria? E será que Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP) pode contar com as suas companheiras Ducatis?
Mais equipas de fábrica
Silverstone foi difícil para a dupla Fabio Quartararo e Franco Morbidelli da Monster Energy Yamaha MotoGP™. Para Quartararo, a classificação molhada, em que uma queda o deixou em apurose não melhorou muito na Sprint. No dia da corrida, porém, o francês estava melhor, até que um choque com Marini o viu perder e depois atropelar sua própria carenagem. Há apenas um ano, Quartararo também lutava pela vitória na Áustria. Enquanto isso, agora sabemos que Morbidelli deixa a Yamaha, o que adiciona um interesse extra de enredo. O que fazer a Yamaha na Áustria?
Por fim, na Honda, a música parece ter mudado. Sabemos que Alex Rins está deixando a equipa de fábrica para substituir o já mencionado Morbidelli – e aguardamos a confirmação de quando Rins estará de volta nesta temporada ao lado de Takaaki Nakagami na LCR Honda, com Iker Lecuona subindo neste fim de semana.
No Sprint em Silverstone, Marc Márquez andou atrás do companheiro de equipa da Repsol Honda, Joan Mir, para ver a sua moto em ação. No domingo, o número 93 caiu, mas teve alguns pontos positivos para encontrar no fim de semana. O turbilhão de ruídos e rumores sobre o futuro, que se estende até o GP da Alemanha, agora parece ter ficado mais calmo, e no seu lugar parece que há um oito vezes campeão mundial arregaçando as mangas e aceitando não a derrota, mas o que é necessário voltar à glória.
Naturalmente que existem outros motivos de destaque, nomeadamente nas categorias Moto2™, Moto3™ nas próprias MotoE™ que aqui voltam a correr.