Nova Gtv, a embaixadora clássica da Vespa

19/08/2023

Desde a sua estreia, em 2006, a Vespa Gtv tem sido a embaixadora do mais puro classicismo na Família Vespa. Isso graças ao uso do “faro basso” (farol baixo), posicionado na frente para-lamas e o guiador de tubo metálico exposto, ambos reminiscentes do estilo dos modelos mais icónicos.

Em 2023, a Vespa Gtv chega numa versão totalmente revolucionária, mantendo as semelhanças obrigatórias com as origens da lenda, mas combinando-as com um ultramoderno pacote de equipamentos tecnológicos e acabamentos desportivos sem precedentes. Assim, o resultado é uma extraordinária combinação de tradição e modernidade, classicismo e audácia, que vêm juntos na Vespa mais autenticamente desportiva de sempre.

A nova Vespa Gtv é alimentada pelo monocilíndrico de 300 cc (High Performance Engine). Tem quatro válvulas, arrefecimento líquido e injeção eletrónica. Gerando uma potência de 17,5 kW (23,8 CV), é o motor de maior desempenho montado numa Vespa.

Um estilo autêntico, ainda mais desportivo

A nova Vespa Gtv evolui sob o signo da desportividade e inclui a estilística significativa, com melhorias introduzidas na nova gama Gts, com um trabalho ainda mais minucioso, acabamentos e uma qualidade de construção que atinge níveis nunca antes alcançados.

Toda a iluminação é agora full LED, incluindo o caraterístico farol baixo. A nova instrumentação mantém a forma circular elegante, mas agora é inteiramente digital, uma solução que permite tirar partido das funcionalidades disponibilizadas pela Vespa MIA sistema de conectividade, disponível como acessório.

A instrumentação é conectada ao guiador usando um suporte offset original e é rodeado por uma carenagem superior de aparência agressiva com dimensões reduzidas, numa clara inspiração para corridas. A carenagem superior cor de laranja, disponível como acessório, confere à Vespa Gtv um aspeto uniforme e um olhar mais ousado.

No centro do escudo das pernas, a inconfundível “gravata” tem ranhuras laterais desportivas e é realçada por decorações com bordas alaranjadas. O design da jante de cinco raios também é novo, pintado de preto mate com gráficos laranja. Outro elemento distintivo da Vespa Gtv é o selim monolugar de dois tons com uma aparência de competição e a parte traseira que está pronta para uma capa rígida codificada por cores. Lembra as carenagens típicas em Vespas de competição. A capa está disponível como um acessório separado e é removível.

Em qualquer caso, os assentos são aprovados para duas pessoas e têm muito espaço para estar confortável. São caraterizados por uma técnica particular de padrão e termocolagem horizontal, emoldurada por costuras laranja contrastantes.

O visual geral da Vespa Gtv destaca-se pelo friso preto mate que caracteriza o farol baixo e conjunto da iluminação traseira, o perfil ao longo do perímetro da carroceria, a pega do passageiro e apoios para os pés, a tampa do silenciador, os espelhos retrovisores, o apoio e o quadro de instrumentação.

A nova Vespa Gtv está disponível em dois esquemas de cores, Bege Avvolgente Opaco e Nero Convinto, com gráficos contrastantes em laranja na carenagem dianteira e nas laterais.