Em 2023, a Vespa Gtv chega numa versão totalmente revolucionária, mantendo as semelhanças obrigatórias com as origens da lenda, mas combinando-as com um ultramoderno pacote de equipamentos tecnológicos e acabamentos desportivos sem precedentes. Assim, o resultado é uma extraordinária combinação de tradição e modernidade, classicismo e audácia, que vêm juntos na Vespa mais autenticamente desportiva de sempre.
A nova Vespa Gtv é alimentada pelo monocilíndrico de 300 cc (High Performance Engine). Tem quatro válvulas, arrefecimento líquido e injeção eletrónica. Gerando uma potência de 17,5 kW (23,8 CV), é o motor de maior desempenho montado numa Vespa.
Um estilo autêntico, ainda mais desportivo
A nova Vespa Gtv evolui sob o signo da desportividade e inclui a estilística significativa, com melhorias introduzidas na nova gama Gts, com um trabalho ainda mais minucioso, acabamentos e uma qualidade de construção que atinge níveis nunca antes alcançados.
Toda a iluminação é agora full LED, incluindo o caraterístico farol baixo. A nova instrumentação mantém a forma circular elegante, mas agora é inteiramente digital, uma solução que permite tirar partido das funcionalidades disponibilizadas pela Vespa MIA sistema de conectividade, disponível como acessório.
A instrumentação é conectada ao guiador usando um suporte offset original e é rodeado por uma carenagem superior de aparência agressiva com dimensões reduzidas, numa clara inspiração para corridas. A carenagem superior cor de laranja, disponível como acessório, confere à Vespa Gtv um aspeto uniforme e um olhar mais ousado.No centro do escudo das pernas, a inconfundível “gravata” tem ranhuras laterais desportivas e é realçada por decorações com bordas alaranjadas. O design da jante de cinco raios também é novo, pintado de preto mate com gráficos laranja. Outro elemento distintivo da Vespa Gtv é o selim monolugar de dois tons com uma aparência de competição e a parte traseira que está pronta para uma capa rígida codificada por cores. Lembra as carenagens típicas em Vespas de competição. A capa está disponível como um acessório separado e é removível.
Em qualquer caso, os assentos são aprovados para duas pessoas e têm muito espaço para estar confortável. São caraterizados por uma técnica particular de padrão e termocolagem horizontal, emoldurada por costuras laranja contrastantes.
O visual geral da Vespa Gtv destaca-se pelo friso preto mate que caracteriza o farol baixo e conjunto da iluminação traseira, o perfil ao longo do perímetro da carroceria, a pega do passageiro e apoios para os pés, a tampa do silenciador, os espelhos retrovisores, o apoio e o quadro de instrumentação.
A nova Vespa Gtv está disponível em dois esquemas de cores, Bege Avvolgente Opaco e Nero Convinto, com gráficos contrastantes em laranja na carenagem dianteira e nas laterais.
Equipamento de alta tecnologia
O assento é natural e permite o controlo total do veículo e conforto absoluto mesmo em longas distâncias. Conveniência e praticidade são destacadas também pela introdução do sistema sem chave, o que permite ligar a ignição sem a necessidade de uma chave tradicional.
O interruptor de chave de ignição clássico é substituído por um botão prático. Para iniciar a marcha, pressione-o e vire-o para a posição ON. O motor arranca da forma habitual, usando o botão localizado no bloco de controles do lado direito.
A adoção de uma nova instrumentação LCD permite uma gama completa de informações de viagem: velocidade máxima, velocidade média, consumo atual, consumo médio, alcance e estado de carga da bateria. Bem como toda a notificação relativa a chamadas, mensagens e música, se o veículo estiver ligado ao smartphone através da VESPA MIA (disponível como um acessório separado).
Vem ainda de série com uma porta USB, localizada no compartimento de armazenamento na parte traseira da lateral e o espaçoso compartimento sob o banco tem um tapete.
O preço recomendado de venda ao público é de 7.799€, iva 23% incluído, ao qual acrescem despesas de transporte e documentação.