Nova versão da Suzuki V-Strom 800

10/10/2023

Depois do lançamento da Suzuki V-Strom 800DE na edição 2022 da EICMA e posterior apresentação à imprensa Nacional em maio de 2023, chega agora o momento de comunicar o lançamento da versão base do modelo, a V-Strom 800.

 

Enquanto a V-Strom 800DE foi desenvolvida como uma verdadeira Dual Explorer, com um comportamento de referência quer em estrada, quer fora de estrada, reconhecida já pela sua excelência em ambas as situações, a presente versão privilegia essencialmente o elevado conforto e desempenho numa utilização em estrada, em longas distâncias e em ritmos animados, sem perder toda a sua polivalência e aptidão para outro tipo de superfícies.

A nova V-Strom 800 apresenta um desempenho brilhante em qualquer estrada, conferindo ao piloto uma marcada sensação de liberdade e a confiança necessária para as enfrentar.

Partilhando diversas características com a V-Strom 800DE, como por exemplo: a sua motorização, o SDMS, o STCS e o Quick Shift bi-direccional; a nova versão apresenta-se com rodas de jantes de alumínio de 19” e 17” respetivamente na dianteira e traseira, onde montam pneus tubeless Dunlop D614.

Na dianteira equipa ainda suspensões invertidas Hitachi Astemo (SHOWA) SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), ajustáveis na pré-carga da mola e otimizadas para longas tiradas em estrada, conferindo elevada confiança em curva e assegurando a necessária estabildiade em reta.

A nível eletrónico, deixam de existir as configurações específicas de fora de estrada, mantendo-se o Controlo de Tração de 3 níveis com possibilidade de desligar (STCS), o ABS de dois níveis e os 3 modos de condução (SDMS), acompanhados pelo já referido quick Shift bi-direccional de funcionamento exemplar.

Principais diferenças

A tabela que a seguir se apresenta mostra as principais diferenças entre os dois modelos:

Mais destaques, cores e preços

O já conhecido motor bi-cilíndrico paralelo com 776cm3 está especialmente preparado para os desafios colocados pelas longas tiradas em estrada, com um desempenho único desde as baixas rotações e sempre disponível, destacando-se:

  • . Motor bi-cilindrico paralelo com 776cc, com desfasamento da cambota de 270º
  • . Entrega potência e binário desde baixa rotação;
  • . Som de operação semelhante a um motor em V;
  • . Novo e inovador sistema de contrabalanço para um funcionamento mais suave;
  • . Acelerador Ride-by wire
  • . Embraiagem assistida e deslizante Suzuki (SCAS);
  • . S.I.R.S (Suzuki Inteligent Ride System), composto por:
  • . SDMS com 3 modos de condução;
  • . Sistema de controlo de tração com 3 modos;
  • . Sistema de selecção de modos de ABS com 2 níveis;
  • . Quick Shift bi-direccional;
  • . Suzuki Easy Start Sytem para um fácill arranque do motor;
  • . Sistema de apoio ao arranque em baixa rotação;
  • . Depósito de combustível de 20 litros
  • . Painel de instrumentos TFT a cores com 5”
  • . Iluminação LED
  • . Tomada USB junto ao painal de instrumentos

O modelo vai estar disponível em 3 cores (Pearl Vigor Blue, Glass Sparkle Black e Metallic Mat Steel Green, ou seja, azul, preto e verde) até ao final do presente ano, incluindo na versão A2, com potência limitada a 35 kW. Preço a anunciar em breve.