Portugal de Lés-a-Lés: inscrições já a decorrer para a 26º edição

22/03/2024

No passado sábado a FMP apresentou no Hotel Foz, na Figueira da Foz, todos os detalhes, muitos ainda por revelar, da 26.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés que vai unir Portimão a Penafiel.

Tal como foi salientado, será um LaL “à antiga”, ou seja, com mais exigência à mistura, muitas horas de condução e visitas a lugares recônditos e até inesperados, que permitem conhecer melhor um Portugal mais genuíno e esquecido dos grandes roteiros turísticos. Só vivendo a experiência se percebe. O sorriso maroto do Ernesto Brochado, grande obreiro do Lal, diz muita coisa!

Os motociclistas acorreram em força e muitos fizeram logo a sua inscrição no local. Desse modo garantem que saem mais cedo para as várias etapas e a procura de alojamento fica simplificado.

Principais detalhes

No dia 6 serão efetuadas as tradicionais verificações técnicas e documentais bem como o passeio de abertura pelo concelho de Portimão, incluindo as suas magníficas praias da Rocha, do Vau e do Alvor. No total são cerca de 50 quilómetros, mas vão valer muito a pena.

No dia 7 será uma etapa longa e exigente para toda a caravana que vai atravessar o Interior Algarvio rumo a Mértola, com passagem pelo tradicional Barrocal, uma incursão fronteiriça em Barrancos e depois o final da etapa que será em Évora. Vão ser cerca de 460 quilómetros, o que equivale a dizer, um dia muito bem preenchido e cheio de surpresas.

No dia 8 a caravana continua a subir pelo Alentejo, com paragem no Crato, irá atravessar o Tejo, passar em Penamacor, uma incursão em Espanha a Valverde del Fresno onde, como habitualmente, existirá o oásis da Motoval, parceira do LaL há vários anos. A etapa, com cerca de 460 quilómetros, vai terminar na cidade da Covilhã.

Já o derradeiro dia vai começar por explorar o maciço da Serra da Estrela, com paragem em Manteigas e sempre rumo mais a Norte, com a travessia do Douro, rumo a Cabeceiras de Basto, passagem pelo parque DiverLanhoso e, já rumo a Sul, com paragem em Vizela e o final apoteótico em Penafiel. Esta etapa será um pouco mais curta, cerca de 370 quilómetros, mas nem por isso menos exigente.

Informamos que as inscrições estão a decorrer a bom ritmo e é garantido que vão fechar antes do prazo previsto, tal como tem sucedido nos anos anteriores, sendo que o número de estrangeiros que participa tem vindo a crescer, ano após ano.

Se está a pensar fazer parte desta grande aventura, seja para repetir ou como estreante, não se atrase, até porque a questão dos alojamentos pode ser algo complexa. Afinal de contas, estamos a falar em mais de 2000 participantes e de toda a organização e logística.

O programa pode ser consultado aqui.