A CFMOTO tem vindo de forma gradual a traçar um caminho feito de passos firmes, com mérito próprio. No entanto é inegável a vantagem que levou numa fase inicial de implantação no mercado europeu, por estar ligada diretamente à KTM. Nesta nova versão da 800MT, a Explore, além do enérgico motor com base no LC8C usado pela KTM 790 Adventure, traz fortes argumentos, imbatíveis pela concorrência!

 

Esta nova topo de gama passa a oferecer sistema de radar instalado na traseira; ecrã TFT de 8” a cores; pneus de perfil misto Michelin Anakee e novos comutadores! Tudo isto a juntar aos argumentos que já esgrima anteriormente como os punhos e assento aquecidos; proteções de mãos, laterais e de cárter; apoios para malas laterais; para-brisas ajustável; sistema de quick shift bidirecional; faróis auxiliares de halogéneo e uma estética cuidada e moderna!

Convencidos?

NÍVEL SUPERIOR

Para 2023 a CFMOTO eleva a fasquia de qualidade e deixa claro que não está no segmento nem no mercado para ser apenas mais uma, mas sim para se assumir como marca de destaque! Começa desde logo pelo preço, são 12 790€ para todo este equipamento e para uma moto que utiliza, nada mais que o mesmo motor que a KTM 790 Adventure utiliza, o LC8C, embora com afinações diferentes, resultando em menos quase 5 cv do utilizado pela 790 (o da MT Explore debita 91 cv face aos 95 cv da KTM). Na verdade, esta nova versão pode ser considerada como a evolução da anterior 800MT Touring, já que era o modelo melhor equipado da gama 800MT, mas agora amadurecida e que permite com uma só moto, preencher todos os requisitos dos motociclistas, seja para aqueles que beneficiam a utilização em cidade no dia-a-dia, para aqueles que gostam de desfrutar de umas estradas de curvas ao fim de semana, para aqueles que gostam de se aventurar por uns caminhos de terra, ou ainda para aqueles que planeiam fazer grandes viagens. Tudo isto é possível graças a um trabalho notável feito neste modelo que vai desde o quadro, passando pela parte ciclística, motor e eletrónica. Pela primeira vez passamos a ter o sistema de Radar acessível num modelo de segmento abaixo ao das maxi-trails!

UM CORAÇÃO GENEROSO

Como já referimos, o motor que equipa a nova Explore, mantém-se o utilizado pelas anteriores versões, o bloco LC8C da KTM, o dois cilindros de 799 cc, revisto e mais domesticado, com 91 cv de potência e um binário de 75 Nm de binário. A cambota desfasada a 285º cria uma entrega de potência muito semelhante ao dos motores em V e os componentes internos do motor estão mais resistentes à fadiga e mais leves. Isto faz com que se ganhe em redução de peso, em fiabilidade e aumento dos intervalos de manutenção.

A pensar na maior diversidade de utilizadores e cenários possíveis, a CFMOTO dotou a nova Explore de seis modos de condução, cada um com uma combinação única de entrega de potência e gestão eletrónica, prevendo todos os cenários de utilização, desde os mais corriqueiros aos mais extremados. Assim, temos:

SPORT: disponibiliza toda a potência sem qualquer limitação, com a intervenção do controlo de tração num nível baixo. Ideal para utilizadores experientes que gostam de desfrutar de uma bela estrada de montanha a ritmos elevados.

OFF ROAD: entrega de potência mais suave que o Sport e com intervenção do controlo de tração no mínimo possível.

OFF ROAD+: entrega de potência mais suave que o modo Sport, com a intervenção do controlo de tração no mínimo. O ABS é desativado na roda traseira.

ALL TERRAIN: entrega de potência mais suave que no modo Off Road, com controlo de tração desativado. O ABS é desativado na roda traseira.

ALL TERRAIN+: entrega de potência mais suave que no modo Off Road, com controlo de tração desativado. O ABS é desativado na roda traseira e dianteira.

RAIN: oferece uma entrega de potência muito suave e progressiva, com o controlo de tração no nível máximo de intervenção, ideal para dias de chuva ou pavimentos escorregadios.

MONTRA TECNOLÓGICA

Em termos tecnológicos, este é dos modelos mais completos do segmento, na atualidade. Contamos com embraiagem deslizante, que além das vantagens inerentes ao conforto do utilizador, ainda permite gerir da melhor forma as reduções mais agressivas evitando o “saltitar” da roda traseira nessas ocasiões. A juntar a isto, temos o sistema de passagem de caixa assistida, o quick shift bi-direcional.

Mas a cereja no topo do bolo, é a introdução do sistema de radar traseiro, ou como os engenheiros da CFMOTO gostam de chamar, o “Anjo da Guarda” dos motociclistas. Este sistema permite que o condutor seja avisado quando tem veículos ou objectos nos ângulos mortos, através da indicação luminosa no painel TFT de 8”. Neste sistema temos a destacar o Lane Change Assist (LCA) que monitoriza os outros veículos, de ambos os lados da estrada e na traseira da moto. Um sinal de alerta aparece quando a mudança de faixa apresenta risco para o motociclista. Quando acionado, é-nos apresentado um primeiro aviso a amarelo nas laterais do TFT. Ao ligarmos o pisca, quando um veículo é detectado, recebemos uma notificação a vermelho em ambos os lados e na parte inferior da painel.

O Rear Collision Warning (RCW) monitoriza a distância entre o veículo mais perto da nossa traseira e emite um sinal para o TFT de potencial colisão. Tal como os avisos anteriores, pisca um sinal amarelo quando é detetado um veículo próximo da traseira, alterando para vermelho quando este está demasiado perto da nossa traseira.

CICLÍSTICA E EQUIPAMENTO DE LUXO

O quadro fabricado em aço cromo-molibdénio é rígido e em conjunto com o sub quadro também de aço, pesa apenas 16 kg. No campo das suspensões, contamos com uma forquilha invertida de 43 mm da KYB, totalmente ajustável, com 160 mm de curso e atrás, temos um amortecedor também ajustável mas esta com apenas 150 mm de curso. A completar os amortecedores, temos ainda o sempre útil na direção! Os novos pneus Michelin Anakee permitem-nos desfrutar de qualquer aventura sem sobressaltos, até no off road. A travagem é muito potente e fácil de dosear, graças aos dois discos de 320 mm na frente, com pinças radiais de quatro pistões na frente e atrás um de 260 mm com pinça de pistão simples. O ABS tem a função “cornering” o que significa que mesmo em curva podemos corrigir a trajetória sem que a moto levante de imediato.

Os acabamentos de alto nível destacam-se, não só pela estética cuidada e bem dimensionada, mas também pelo equipamento que nos disponibiliza como os punhos e assento aquecidos; cruise control; tomada de 12V e duas USB e ainda a carismática T-BOX da CFMOTO que é um sistema que usa um módulo 4G e um sensor 6D que monitoriza em tempo real a informação eletrónica, posição da moto, velocidade, quilómetros apresentada na aplicação CFMOTO RIDE.

DESTAQUES CFMOTO 800MT EXPLORE:

  • Motor dois cilindros em linha, 799 cc, 91 cv
  • Pneus Michelin Anakee Adventure
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus
  • Jantes de raios
  • Amortecedor de direção
  • Barras de proteção
  • Proteção de cárter
  • Quick-shifter bidirecional
  • Punhos e assento aquecidos
  • Cruise Control Eletrónico
  • Roda dianteira 19″, roda traseira 17″
  • ABS em curva
  • Componentes eletrónicos Bosch incluindo o ECU
  • Sistema de travagem J.Juan
  • Proteção de mãos
  • Descanso central
  • Para-brisas ajustável manualmente
  • Embraiagem deslizante CF-SC
  • Forquilha invertida ajustável na dianteira e monoamortecedor traseiro ajustável
  • Iluminação Full-LED
  • Conectividade Apple CarPlay e Android Auto
  • Ecrã TFT tátil de 8”
  • Controlo de tração (TC)
  • Sistema de Radar Traseiro (BRS)
  • Detetor de veículos nos ângulos mortos (BSD)
  • Assistente de mudança de faixa (LCA)
  • Aviso de colisão traseira (RCW)
  • Consumo: 4,5 litros /100 km
  • Autonomia: 427 km (estimado)
  • PVP: 12 790€
  • Garantia: 3 anos
  • Cores: Branco e Preto

QUERO MAIS!

O teste a esta nova CFMOTO 800MT Explore foi um daqueles que nos deixou com vontade de mais. Um dia (mesmo que intenso e com muitos quilómetros) aos seus comandos não foi suficiente para realmente ver o potencial do modelo. Queria mais! Muito mais! Uma daquelas viagens em que misturamos dois Lés-a-Lés, o “onroad” com o “offroad”! Quilómetros, mais quilómetros, asfalto e estradões! Uma moto que para além de esteticamente estar muito bem conseguida, brinda-nos com dimensões que não intimidam. Os acabamentos deixam-nos completamente rendidos, assim como toda a tecnologia, que, diga-se a bem da verdade, nos faz “perder” algum tempo a perceber como tudo funciona, quer através de toque no ecrã tátil de 8”, quer através no novo comutador colocado no lado esquerdo que está muito elegante e funcional, mas ainda assim algo complexo nas primeiras utilizações. No final do dia já estávamos familiarizados com grande parte do funcionamento, sem grandes problemas. Uma vez sentados, constamos que o nosso corpo assume uma postura correta e direita, confortável, natural e com boa acessibilidade ao solo, pois conseguimos apoiar ambos os pés no chão, meio caminho andado para maior confiança, principalmente fora de estrada. Vibrações, não as sentimos, nem mesmo quando abrimos gás a fundo e deixamos o LC8C levar-nos com ele numa viagem de emoções fortes mas sempre dentro do nosso controlo. O consumo que obtivemos, foi de 4,5 litros, sendo certo que conseguiremos baixar essa cifra, mas também não se espantem se no final do dia o computador de bordo vos indicar mais. É uma questão de gestão do punho direito!

Está claramente pensada para ambos os ocupantes que gozam de espaço e conforto, como indica o pára-brisas dianteiro ajustável ou as três tomadas elétricas, duas USB e uma de 12V. Esteticamente muito bonita e bem conseguida, brinda-nos com as proteções bem integradas no conjunto (barras de proteção laterais e de cárter), assim como os faróis auxiliares, que quase nem damos conta que estão lá. O guiador é largo e está numa posição ideal para nossa estatura (1,69m) e o peso (231 kg a seco), embora possa parecer algo elevado, está muito bem distribuído, parecendo muito mais leve do que na realidade é. Para isso também conta o baixo centro de gravidade, que torna tudo mais fácil!

Nesta moto, tudo nos impressiona, desde o motor poderoso, conjugado com a ampla possibilidade de ajustes eletrónicos, passando pela boa ciclística, na qual sobressaem o conforto, as suspensões ajustáveis e a grande potência da travagem, temos o nível de equipamento. Isso sim, foi dos aspectos que mais nos impressionaram, pois assume uma relação qualidade/preço muito difícil de bater. Qualidade é mesmo uma das palavras chave do modelo, onde se nota claramente que tudo foi pensado ao pormenor.

Não sabemos como será o modelo em termos de fiabilidade, mas atendendo aos componentes usados, grande parte deles partilhados por outros modelos de renome, podemos prever que problemas serão zero… Os pneus Michelin Anakee assentam-lhe que nem uma luva, assim como as douradas jantes de 19” na dianteira e 17” na traseira, que nos abrem a porta às aventuras sem limites. O amortecedor de direção desempenha uma função importante, mas está tão bem escondido que nem damos por ele, apenas sentimos que a direção é firme e que nos oferece uma excelente leitura.

Um modelo que nos provou ser tão ágil e confortável dentro da cidade, como em estradas mais técnicas e reviradas e ainda nas aventuras fora de estrada.

Para já, foi-nos difícil encontrar defeitos neste modelo, o que nos deixou bastante surpreendidos! O futuro promete muito, para a CFMOTO!

ESPECIFICAÇÕES

  • MOTOR
  • Tipo: 2 cilindros em linha, DOHC, 8 válvulas,
  • Cilindrada: 799 cc
  • Refrigeração: Líquida
  • Curso x Diâmetro: 88 mm x 65,7 mm
  • Potência máxima: 91 cv às 9250 rpm
  • Binário máximo: 75 Nm às 8000 rpm
  • Embraiagem: Multi-disco em banho de óleo, deslizante
  • Taxa de compressão: 12.7 : 1
  • CHASSIS
  • Suspensão
  • Frente: Forquilha Telescópica c/regulação KYB, curso 160 mm
  • Traseira: Mono-amortecedor c/regulação KYB, curso 150 mm
  • Travões
  • Frente: 2 discos Ø320 mm, pinças radiais de 4 pistões J.Juan, ABS
  • Traseira: Disco Ø260 mm, pinça de um pistão J.Juan, ABS
  • Rodas
  • Frente: 110/80 ZR19
  • Traseira: 150/70 ZR17
  • Capacidade do Depósito: 19,2 L
  • DIMENSÕES E PESO
  • Comprimento: 2234 mm
  • Largura: 853 mm
  • Altura: 1277 mm
  • Distância entre Eixos: 1531 mm
  • Distância ao solo: 190 mm
  • Altura do assento ao solo: 825 mm
  • Peso seco: 231 kg
  • Cores: Branco e preto
  • Garantia: 3 anos

POR: Domingos Janeiro