VOGE com nova moto estilo “naked” 525R

10/08/2023

Com o modelo naked 525R, a Voge culmina a metamorfose da sua gama de cilindrada média. A principal mudança reside na adoção do novo motor bicilíndrico paralelo que foi modificado interiormente, aumentando a cilindrada até aos 494 cc, com uma notável melhoria no binário. Juntam-se novos esquemas de cores mais atuais e painel de instrumentos com ecrã digital a cores, mantendo componentes de qualidade de marcas de topo e um atraente preço de lançamento.

 

Assim que começou este ano de 2023, a Voge deu início à renovação da sua gama de motos de média cilindrada com a retro 525ACX, a que se seguiu a trail 525DSX. Agora, é a vez da 525R, a naked da família 525, com que se dá por concluída a renovação.

Nova motorização

A principal nova característica desta 525R reside na motorização 525. Uma unidade motriz bicilíndrica em linha com refrigeração líquida, baseada na que equipa os modelos 500 e na qual, interiormente, se mudou tudo.

Começando pelas medidas internas, agora dotando uma configuração ‘quadrada’, em que tanto o diâmetro como o curso dos cilindros igualam os 68 mm o que permite aumentar a sua cilindrada de 471 para os 494 cc, muito mais perto do ‘meio litro’ real. Com o aumento da cilindrada, o bloco 525 mantém a sua potência máxima nos 35 kW (47,6 cv), permanecendo assim no limite legal para os utilizadores com carta A2. O binário alcança os 44,5 Nm, conseguindo-se um comportamento muito mais ‘elástico’, com uma entrega ao acelerador suave e linear.

A nova distribuição mantém a dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) com quatro válvulas por cilindro, e uma maior taxa de compressão, que passa de 10,7 para 11,5. Confia-se o sistema de alimentação ao especialista alemão Bosch, que estreia agora um novo mapa de injeção. As melhorias mecânicas confirmam a sua eficácia, já que, em homologação, se registaram baixas emissões de CO2 de 89 g/km.

A metamorfose mecânica fica completa com uma nova caixa de 6 velocidades, adaptada ao carácter elástico do motor, com um escalonamento mais aberto. Exteriormente, o novo grupo propulsor distingue-se pelo acabamento de ambas as tampas dos cárteres com os cantos polidos.