Assim que começou este ano de 2023, a Voge deu início à renovação da sua gama de motos de média cilindrada com a retro 525ACX, a que se seguiu a trail 525DSX. Agora, é a vez da 525R, a naked da família 525, com que se dá por concluída a renovação.
Nova motorização
A principal nova característica desta 525R reside na motorização 525. Uma unidade motriz bicilíndrica em linha com refrigeração líquida, baseada na que equipa os modelos 500 e na qual, interiormente, se mudou tudo.
Começando pelas medidas internas, agora dotando uma configuração ‘quadrada’, em que tanto o diâmetro como o curso dos cilindros igualam os 68 mm o que permite aumentar a sua cilindrada de 471 para os 494 cc, muito mais perto do ‘meio litro’ real. Com o aumento da cilindrada, o bloco 525 mantém a sua potência máxima nos 35 kW (47,6 cv), permanecendo assim no limite legal para os utilizadores com carta A2. O binário alcança os 44,5 Nm, conseguindo-se um comportamento muito mais ‘elástico’, com uma entrega ao acelerador suave e linear.
A metamorfose mecânica fica completa com uma nova caixa de 6 velocidades, adaptada ao carácter elástico do motor, com um escalonamento mais aberto. Exteriormente, o novo grupo propulsor distingue-se pelo acabamento de ambas as tampas dos cárteres com os cantos polidos.
Alterações ao nível do quadro e estética
O quadro conserva a sua estrutura multitubular perimetral em aço, com um sub-quadro posterior aparafusado para facilitar a acessibilidade mecânica. Apenas foi modificado o ângulo de ataque da coluna de direção, que passa de 26 para 27º, de modo a melhorar a estabilidade, mantendo a sua característica nobreza na passagem em curva. As dimensões gerais mantêm-se, com uma distância entre eixos de 1445 mm. O braço oscilante, em alumínio fundido, rompe com a simetria dos seus braços com uma ligeira curvatura do lado direito, acompanhando a saída do silenciador.
No que respeita à estética, a Voge 525R estreia novas cores, cinzento-escuro e prata com o logótipo do modelo de ambos os lados, na parte dianteira do depósito de 16,5 litros de capacidade. Contribuem para a nova imagem os novos coletores do sistema de escape, que estreiam um acabamento em latão, prescindindo da quilha para aumentar o impacto visual do seu curso serpenteante em paralelo.
Como seria de esperar, a nova 525R confia em 100% na tecnologia LCD para a sua iluminação. No farol situa-se o foco LED de médios na parte inferior, situando-se o de máximos por cima deste e abraçando o conjunto de guias luminosas que fazem de luz de presença. Por seu lado, o grupo ótico traseiro desdobra-se em dois, mantendo a simetria do conjunto com guias luminosas em forma de ‘L’ para a luz de presença e uma matriz de díodos de alta intensidade para as luzes de travão. Os piscas em forma de flecha também recorrem à matriz de díodos e fixam-se à moto mediante suportes elásticos.
Componentes de elevada qualidade
Uma caraterística que a Voge mantém nos seus veículos, e em que a 525R não é exceção, é a de confiar os componentes da moto às melhores marcas do mercado, em benefício da qualidade geral da moto.
Para os pneus, a Voge confia nos Angel ST da Pirelli, com um comportamento muito versátil tanto em uso desportivo como turístico, incluindo as deslocações urbanas do dia a dia. A versatilidade destes pneus manifesta-se também na sua boa aderência tanto em piso seco como molhado, mesmo em baixas temperaturas.
A nível de suspensões, a Voge recorre ao especialista japonês Kayaba (KYB), que traz para o trem dianteiro uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm e um curso de 150 mm. No trem posterior é empregue um amortecedor de funcionamento progressivo mediante bielas, com um curso de 57 mm.
Dos travões desta 525R ocupa-se a Nissin, também de procedência japonesa. À frente emprega-se um conjunto de duplo disco com diâmetro de 298 mm, mordidos por pinças flutuantes de duplo pistão e fixação radial na base da forquilha invertida. Na parte posterior encontra-se um único disco de 240 mm, mordido por uma pinça flutuante de pistão simples. Completa o sistema de travagem um modulador ABS de duplo canal.
Disponibilidade e preços
Vem com um atraente preço de lançamento de 5.695€. Preço estimado de venda ao público, não vinculativo para o Vendedor Autorizado. ISV, IVA a 23% e transporte incluídos. Custos de matrícula, averbamento, Ecovalor e gestão do processo não incluídos.
Vem ainda com a vantagem adicional de receber a garantia Voge de 5 anos, em vez dos três habituais exigidos por lei.