Novo Verde aposta em ecopontos humanos para facilitar reciclagem de embalagens

05/06/2021

Iniciativa de ecopontos humanos volta a ser implementada. Desta feita, no evento “Water World Forum For Life”, em Reguengos de Monsaraz.

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, vai promover uma ação de recolha resíduos de embalagens, através de ecopontos humanos em Reguengos de Monsaraz, Évora, no âmbito do evento “Water World Forum For Life”, que vai decorrer de 3 a 6 de junho.

Esta iniciativa de recolha seletiva através de ecopontos humanos terá lugar em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, no fim de semana de 29 e 30 de maio, junto do comércio local e estabelecimentos do canal HORECA, bem como nos dias do evento, com o objetivo de facilitar a reciclagem de embalagens e explicar aos cidadãos a importância do seu comportamento na cadeia de gestão destes resíduos.

Este tipo de sistema ambulante de ecopontos de resíduos tem vindo a ser utilizado no passado, nos mais variados eventos.

O “Water World Forum For Life” é um evento mundial com foco num dos bens essenciais e que mais devemos preservar, a água, e realiza-se pela primeira vez em Portugal, contando com o patrocínio da Novo Verde.

Cruzando as vertentes social, cultural, desportiva e global, pretende alertar para a urgência de comportamentos imediatos e para aquilo que cada um pode fazer para contribuir para um planeta mais sustentável.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, integrará o painel de oradores de dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente) e adianta que “pretendemos alertar os cidadãos, as empresas e as entidades para a importância do correto encaminhamento dos resíduos de embalagens e, com isso, promover um comportamento participativo constante. A contaminação das águas começa muitas das vezes longe dos rios, mares e oceanos, com a incorreta deposição de resíduos em cidades, cabendo a cada um de nós utilizarmos os ecopontos para colocar os resíduos de embalagem que produzirmos e assim ajudarmos a travar este foco de poluição que não escolhe fronteiras. A Novo Verde associa-se a este este projeto com o principal objetivo de valorizar a água como um dos bens mais essenciais do planeta”.