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Audi tem motor 4 cilindros com mais de 610cv

Audi 2.0 TFSI DTM 2019
Audi 2.0 TFSI DTM 2019
Audi 2.0 TFSI DTM 2019
Audi 2.0 TFSI DTM 2019
Audi 2.0 TFSI DTM 2019
Ulrich Baretzky
Stefan Dreyer

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Infelizmente, este bloco não deve chegar aos modelos de produção, pois o novo motor 4 cilindros com mais de 610cv da Audi está previsto apenas para a nova temporada do DTM

A Audi acaba de revelar o seu impressionante bloco para a nova temporada do Campeonato Alemão de Turismos. Trata-se do motor de quatro cilindros turboalimentado, que foi desenvolvido para as novas regras do DTM. Substituindo o anterior V8 atmosférico, que “apenas” atingia os 500cv, este bloco supera os 610cv, e contempla o botão de apoio à ultrapassagem para, por um tempo reduzido, obter 30cv adicionais. É necessário ferir que a marca não especificou se estes 30cv do “push-to-pass” estão já cntemplados nos 610cv ou se significam que o motor conseguirá chegar aos 640cv.

Existem outras especificidades relativas a este novo motor 4 cilindros. Como o facto do seu consumo máximo de combustível ser de 95kg por hora. Além de ter de suportar os 6000km de toda a temporada do DTM! Para tal, o desenvolvimento deste bloco demorou dois anos e meio, tendo passado mais de 1000 horas no dinamómetro.

Além de ser mais potente, existem outras vantagens na substituição do V8, como reduzir o peso do RS5 DTM para valores próximos de uma tonelada. Para se perceber o que esta combinação representa, estes números significam uma relação peso-potência de 1,6kg/cv, algo ao nível do Bugatti Veyron Supersport, até recentemente o carro mais veloz do mundo.

A estreia em competição deste potente motor está planeada para o Circuito de Hockenheim, onde a nova temporada do DTM arranca a 4 de maio. Como curiosidade, informamos que os fãs que se desloquem até este traçado vão poder assistir também às provas da Porsche Carrera Cup Germany, da Fórmula 3 e também da nova W Series, a competição de monolugares apenas para pilotos do sexo feminino.