As regras de emissões previstas para 2021 no mercado automóvel europeu continuam a criar muita polémica, devido à dificuldade de serem alcançadas sem o apoio dos diesel e pelas avultadas multas inscritas na legislação. Agora foi o CEO do Grupo PSA, Carlos Tavares, que ocupa também a liderança da ACEA, a avisar que esta situação pode dar origem a um Cavalo de Tróia chinês na indústria automóvel do Velho Continente. Esta foi a comparação encontrada para explicar como os custos das penalizações podem facilitar o acesso e tomada de posse das marcas atuais por parte dos construtores do gigante asiático.
Questionado sobre quais as consequências das multas por exceder as 95g/km deo CO2 em 2020, Carlos Tavares foi bastante claro, e afirmou que “o impacto é muito óbvio. Vai criar um Cavalo de Tróia chinês na Europa”. A explicação para este alerta é que as multas “podem deixar de joelhos” os grandes fabricantes, que assim vão ser confrontados com a necessidade de permitir a entrada de compradores chineses com a sua tecnologia própria de veículos elétricos. Ou seja, da mesma forma que as muralhas da cidade de Heitor e Páris foram conquistadas devido a um logro por parte dos seus adversários gregos, e pela pouca precaução dos troianos quando aceitaram o famoso presente, também a forma como estão preconizadas as alterações na legislação das emissões no mercado europeu podem ajudar à conquista através de um Cavalo de Tróia chinês.
Esta situação, afirma o CEO do Grupo PSA, é ainda facilitada pelas regras comunitárias, especialmente por dois motivos. Uma parte deriva das leis anticoncorrência que dificultam a aquisição por parte de outro grande grupo europeu, a que se junta a oportunidade de um investidor estrangeiro trazer a sua própria tecnologia “imposta pelas autoridades europeias, o que significa trazer veículos elétricos. E quem é o líder na eletrificação? Os chineses”, conclui Carlos Tavares.
Ainda assim, o Grupo PSA é dos que está melhor colocado de momento para cumprir os limites estabelecidos para as emissões de CO2, pois em 2017 a Citroën e a Peugeot ficaram no pódio das marcas com emissões mais baixas no mercado europeu.Fonte: Automotive News Europe