Chineses “martelaram” novamente o Mini?

30/08/2018

A expressão “martelar”, quando aplicada a bebidas alcoólicas, habitualmente refere-se a recriar um produto de alta qualidade e origem protegida, tentando fazê-lo de forma barata, o que resulta na ausência das qualidades originais. Foi isso mesmo que agora aconteceu, aparentemente, nesta cópia chinesa do Mini

Por estas horas deve haver britânicos e alemães (do Grupo BMW) a espumar de raiva com mais uma das habituais recriações de fraca qualidade feitas no Extremo Oriente, já que tudo indica que o mais recente visado pelas fotocopiadoras chinesas foi o emblemático citadino desenhado por Alec Issigonis. Aparentemente, acaba mesmo de surgir uma cópia chinesa do Mini que, como as fotos demonstram, replica de forma péssima os atributos exteriores e interiores deste ícone do mundo automóvel. No entanto, queremos ressalvar desde já que as fotos foram obtidas com recurso a apenas uma fonte, pelo que esperamos obter mais detalhes sobre este caso de forma a dar-lhe informações mais concretas.

Esta “brincadeira” de mau gosto já tinha sido tentada com o Lifan 320, e agora é repetida de forma igualmente horrível com esta nova versão. Não conseguimos, pela fonte, saber qual o nome da marca que está por trás desta cópia chinesa do Mini, mas as parecenças são óbvias ao nível do habitáculo, especialmente pela presença do mesmo design no ecrã circular de infotainment. Também no exterior a combinação bicolor e as duas faixas contrastantes no capot apresenta algumas semelhanças com o Cooper S. E até a forma da grelha e das jantes também recordam vagamente este modelo britânico.

Já nas formas, aparenta que alguém pegou no Mini e o levou a uma máquina que encolheu a viatura. Além disso, as imagens indicam a presença de uma motorização elétrica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.