Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça o Porsche 911 mais rápido de sempre

É Porsche 911 RSR lançado em 2017 é considerado como o pináculo dos 911 que já correram em Le Mans, onde o modelo obteve a vitória na geral nos anos de 1979 e 1998 e ainda mais 49 triunfos em diferentes classes.
Ele é idêntico em 85% a um 911 de estrada
Com um máximo de 302km/h, a sua velocidade de topo é inferior em 48km/h à do GT2. Mas compensa isso com uma eficácia muito maior em outras áreas
O seu motor boxer atmosférico de 4.0L é considerado como o mais eficiente e avançado de sempre da marca. A distribuição rígida das válvulas é considerada mais leve e fiável. A potência atinge os 510cv e o depósito de combustível tem 95L (daí que a eficiência seja um fator importante)
Foi desenhada especificamente para este 911 RSR uma transmissão sequencial de seis velocidades com tripla embraiagem e o diferencial autoblocante do tipo viscoso
Com 1242kg de peso, ele tem menos 228kg do que o 911 GT2 RS. Para isso é importante a presença de componentes em fibra de carbono e magnésio nas mais de 5000 peças que o compõem.
Ele conta com um chassis mais equilibrado, com a nova disposição da suspensão, e um aumento da carga aerodinâmica. Estes dois fatores ajudaram a reduzir a degradação dos pneus
Destaca-se a grande largura das vias dianteiras, e surgem nos dois eixos suspensões de triângulos duplos. Existem ainda amortecedores de quatro vias, com molas duplas e barras estabilizadoras ajustáveis
Os pneus têm 30cm de largura na dianteira e 31cm na retaguarda. Na frente existem discos ventilados com 390mm e pinças de seis pistões, enquanto na traseira eles têm 355mm e quatro pistões.
O volante em fibra de carbono conta com um ecrã multifunções onde estão disponíveis todas as informações e comandos relevantes. Se no exterior existe iluminação LED, a bordo foi colocada uma luz negra que facilita a visão ao condutor
Foi ainda integrado um sistema anticolisão, que avisa o piloto do posicionamento e velocidade de outros pilotos. Isto evita acidentes com os mais velozes LMP1 e LMP2, bem como ajuda a saber onde estão os adversários nas classes LMGTE
Antes de entrar em competição no ano passado, foram cumpridos mais de 350000km em testes. Onde se inclui um teste ininterrupto com a duração de 50 horas
No ano passado o 911 RSR fez uma volta em Le Mans num tempo de 3:51.149, a uma velocidade média de 211,9km/h. Após 339 voltas terminou a prova com uma média de 192,2km/h.
Ainda assim, o seu melhor tempo por volta foi superior em 32 segundos ao do protótipo 919 Hybrid. E terminou as 24H de Le Mans com uma velocidade média inferior em 16km/h à do vencedor da classificação geral

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um verdadeiro monstro das pistas, o 911 RSR é apresentado pela marca como o Porsche 911 mais rápido de sempre em circuito, mesmo não sendo o que apresenta a potência mais elevada ou a maior velocidade de ponta da história do desportivo germânico

Já lhe revelámos como é produzido um verdadeiro “campeão de Le Mans”, e agora voltamos a mostrar-lhe mais pormenores da história do modelo com mais sucesso de sempre na mítica prova de resistência. Porque lhe vamos dar a conhecer novos pormenores sobre o 911 RSR, anunciado pela marca como o Porsche 911 mais rápido de sempre em pista.

O fabricante germânico recorda que o 911 GT2 RS até é bem mais potente, e que os 367 km/h do 933 que correu em La Sarthe são bem mais elevados, mas afirma que o atual RSR “em circuito supera claramente todos os outros do presente e do passado”. Como é ele capaz disso? Descubra na fotogaleria dedicada ao Porsche 911 mais rápido de sempre em pista.

Nuno Fatela/Turbo