Setor da energia e financeiro juntam-se para incentivar a transição energética dos portugueses

07/04/2024

Com o objetivo de impulsionar mudanças significativas e concretas rumo a um futuro energético sustentável, um grupo de empresas e entidades do setor da energia e financeiro, juntaram-se num “Action Tank” para incentivar a Transição Energética dos particulares, através de soluções inovadoras.

 

Este “tanque de ideias” reúne instituições empenhadas em desenvolver este movimento em Portugal, como empresas líderes nos vários segmentos da indústria da transição energética, instituições de pesquisa e desenvolvimento, órgãos reguladores e organizações comprometidas com a sustentabilidade e a inovação. Esta iniciativa é liderada pelo BNP Paribas Personal Finance, conhecido em Portugal pela marca comercial Cetelem, que alinha o projeto com os seus compromissos de promoção de consumo sustentável.

“Enquanto empresa queremos ter um papel ativo na sociedade. Ao longo de 30 anos em Portugal temos apoiado as necessidades dos consumidores e queremos continuar a desempenhar a nossa missão, para isso temos de contribuir para um futuro sustentável. Foi precisamente nesse sentido que tomámos a iniciativa de organizar esta ação para apoiarmos os portugueses na transição energética”, refere Jean-Christophe Coquillaud, Chief Executive Officer do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance em Portugal.

O lançamento do projeto realizou-se em fevereiro na sede do Cetelem, e contou com a dinamização da consultora Sair da Casca, empenhada na transição ecológica, e com vasta experiência na dinamização de fóruns colaborativos. Esta foi a primeira jornada de várias etapas que se concretizarão ao longo do primeiro semestre do ano.

Entre os parceiros-chave do “Action Tank” figuram entidades de referência, como a ADENE – Agência para a energia, a ANFAJE, APFAC, ANICA e a Saint-Gobain – cujo compromisso e participação ativa serão determinantes para o sucesso da iniciativa.

Metas ambiciosas e participação de entidades de referência do setor

“A ambição do Action Tank é simples: facilitar o acesso das famílias portuguesas a produtos e serviços que melhorem o desempenho energético das suas habitações, acelerando assim a transição energética em Portugal. Para tal, os membros deste grupo estão a definir e implementar estratégias concretas, através de projetos-piloto, parcerias e iniciativas de sensibilização junto dos profissionais e do consumidor”, sublinha Nathalie Ballan, responsável da Sair da Casca.

Entre as principais metas do projeto estão promover a educação e a consciencialização

pública sobre os benefícios da transição energética e o papel fundamental que cada um pode desempenhar; facilitar a colaboração entre diferentes partes interessadas, do setor privado, associações, agências para o desenvolvimento, para maximizar o impacto das iniciativas de transição energética; e encontrar soluções para promover a acessibilidade de todos aos produtos de transição energética de forma simples e duradoura.