Ferrari 488 GTO: Informações desvendadas

Foram já avançadas online algumas especificações sobre um dos mais aguardados desportivos de 2018. Trata-se do novo Ferrari 488 GTO, a resposta italiana ao potente Porsche 911 GT2 RS.

É verdade que a Ferrari cometeu o “sacrilégio” de confirmar o lançamento de um SUV, mas não é por esse motivo que a mítica casa italiana deixou de se focar nos desportivos. E um dos próximos Cavallinos a correr livremente pelas estradas será o novo Ferrari 488 GTO, modelo que recupera uma designação emblemática e que até já foi caçado em testes. Agora os italianos da Ferrari Photo Page (FPP) e os britânicos da Autocar trazem-nos novos dados sobre o modelo que promete estar em destaque no Salão de Genebra de 2018.

Surgindo como o herdeiro natural do 458 Speciale e uma evolução do 488 GTB, para rivalizar com o atual recordista de Nurburgring (o Porsche 911 GT2 RS), o novo Ferrari 488 GTO confia no mais potente V8 já desenvolvido pela marca. Ele terá uma capacidade de 3,9L e acolhe modificações internas e turbos mais potentes, superando a fasquia dos 700CV. Este bloco será também 10% mais leve e promete uma sonoridade única. Ele estará ligado a uma transmissão oriunda dos modelos de competição do Cavallino Rampante.

Além do V8 mais potente da marca, o novo Ferrari 488 GTO também será aquele que contará com utilização mais intensiva de fibra de carbono. Ela surge como único material utilizado no capot, para-choques dianteiro (com lábio inferior e entradas de ar maiores) e traseiro (com difusor mais proeminente e inspirado nos GTE) e também no spoiler traseiro ativo. Recorrendo ao túnel de vento onde são testados os F1 da Ferrari, o modelo terá uma eficiência aerodinâmica superior em 20% ao 488 GTB.

Este será o modelo do Cavallino Rampante com maior transferência de tecnologias da competição para as estradas. Algo que será enfatizado na atmosfera a bordo, que terá painéis de alumínio no chão, elimina confortos como o porta-luvas e também faz utilização intensiva da fibra de carbono. Entre as outras alterações, destaque para o foco na redução de peso em cada elemento do novo Ferrari 488 GTO, como na opção por vidros mais finos, travões carbocerâmicos de menor peso. Algo levado ao extremo nas jantes de 20’’ em fibra de carbono, que são 40% mais leves do que as atuais do 488 e que envolvem novos Michelin Sport Cup II.

Fonte: FerrariPhotoPage e Autocar