Quatro vezes 220kW significam, basicamente, 880kW. Ou seja, o equivalente a 1180cv. Esta foi a simples multiplicação que serviu de base para a apresentação de um Audi RS3 com motorização do Fórmula E da equipa ABT Schaeffer, o que significa que a potência do quarteto de motores elétricos (um em cada roda) ofereceu ao desportivo germânico um total de 1180cv. Capaz de acelerar até aos 200km/h em menos de sete segundos, o que significa envergonhar grande parte dos superdesportivos atuais, o modelo tem dois motores elétricos em cada eixo, aninhados de forma compacta com a transmissão, mas com ligação independente de cada propulsor à roda mais próxima.
Há que referir ainda que este protótipo criado pela Schaeffer tem ainda um sistema ativo de vetorização de binário. Algo que se explica facilmente porque o Audi RS3 com motorização do Fórmula E não será produzido em série, sendo apresentado como um “laboratório de testes sobre rodas pelo livre escalonamento da potência” que serve para desenvolver tecnologias destinadas a veículos elétricos de performance. É indicado que ele será utilizado na investigação a sistemas de controlos dinâmicos do carro com base em softwares, algo onde se integra a referida vetorização do binário.
E podemos concluir que, pelos seus 1180cv, este Audi RS3 com motorização do Fórmula E designado Schaeffer 4ePerformance promete ser uma excelente cobaia para garantir que os futuros desportivos de performance não vão matar a emoção ao volante.
Nuno Fatela/Turbo
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