A Ford pretende tornar as viagens a bordo dos seus modelos o mais agradáveis possível. Mesmo quem não consegue ver pode apreciar as paisagens com o apoio de tecnologia…

Para quebrar a monotonia de viagens longas de carro, muitas vezes os passageiros falam entre si, ouvem música ou limitam-se a apreciar as paisagens. Algumas são até fascinantes. Para quem não tem ao seu dispor este último recurso, a Ford concebeu uma ‘Janela Inteligente’ que transmite sensações a invisuais, possibilitando, desta forma, que todos apreciem as paisagens.

O aparelho “Feel the View” funciona através de imagens monocromáticas com alto contraste, reproduzidas nas janelas laterais através de tecnologia LED. Tocando nas janelas, os passageiros invisuais sentem os diferentes tons de cinzento a vibrar, num espectro de 255 intensidades. Desta forma, a tecnologia permite reproduzir as imagens através do toque.

“Procuramos melhorar a vida das pessoas, e esta foi uma oportunidade fantástic para ajudar passageiros invisuais a experimentarem um aspecto importante da condução”, referiu Mac Alu Saffi, porta-voz da Ford. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples – e pode transformar as viagens mundanas em verdadeiramente memoráveis”, acrescentou o responsável.

Esta iniciativa resultou da colaboração entre a filial da marca em Roma e a start-up Aedo.