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Os jipes mais importantes da história

Jeep Willys - O Pioneiro: É ele o primeiro modelo desta estirpe, servindo de inspiração para todos os sucessores
Toyota Land Cruiser - O Guerrilheiro: Foi imagem de marca em inúmeras lutas de grupos libertários em todo o planeta
Land Rover Defender - O Embaixador: É uma verdadeira bandeira do Reino Unido, até pela longa ligação à Cruz Vermelha
Mitsubishi Pajero - O Sr. Dakar: Os doze triunfos na mais famosa prova de todo o terreno valem-lhe este honroso nome
Nissan Patrol - O Mil Caras: Foi conhecido por inúmeros nomes e com vários símbolos na dianteira ao longo de mais de meio século
Mercedes Classe G - O Ícone: A forma como mantém inalterados os seus traços estilísticos é uma demonstração de como se tornou um ícone dentro da Mercedes
Jeep Wrangler - O Descendente: Surgiu para honrar o passado do seu histórico antecessor, o Willys, e tem-se mostrado à altura desta importante tarefa
Range Rover - O inesperado conquistador: Hoje símbolo de luxo, é sem dúvida interessante que um dos marcos na sua história seja o triunfo no primeiro Dakar
Hummer - A Besta: Talvez o menos reconhecido pelas capacidades off-road desta lista, pois acabou por ficar muito associado a um lifestyle de opulência de estrelas da música e cinema
Lamborghini LM-002 - O improvável: Quem poderia imaginar que a marca do touro se lembraria de lançar no mercado um modelo com estas características durante a década de 80?

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Jeep Willys – O pioneiro

A marca americana afirma que este ícone, nascido durante a Segunda Guerra Mundial, é o embrião de todos os jipes e SUV que se seguiram. Daí que ele seja conhecido como o pioneiro destes modelos com capacidade off-road, imagem mais musculada e distância ao solo superior, servindo de inspiração para todos os que vieram mais tarde. Ele surge como automóvel de reconhecimento para o exército, e com pouco trabalho de pesquisa encontram-se facilmente diversas fotos do general americano George Patton no topo do modelo. Entre 1941 e 1945 foram fabricadas perto de 650.000 unidades dos Jeep Willys Overland MA/MB.

Surgiu posteriormente o Jeep Willys CJ-2A , em que a sigla remete para a expressão Civilian Jeep, que apresentava ainda assim poucas alterações em comparação ao modelo militar no seu início. E a vida do CJ foi longa e cheia de sucesso até se chegar ao derradeiro CJ-7, pois estima-se que até 1986 tenham sido produzidos mais de 1,5 milhões de unidades. Com inegáveis capacidades 4×4 e versatilidade para todos os terrenos, tendo mesmo a alcunha de “cavalo de carga americano”, esteve disponível em múltiplas configurações (teto rígido ou em lona removíveis ou simplesmente descapotável), como as fotos demonstram.

Mas o impacto do Willys ainda hoje se faz sentir. Por exemplo, em Portugal é inegável a ligação fonética entre o nome da marca, Jeep, e os famosos jipes, os carros todo-o-terreno que agora são praticamente todos batizados como SUV (talvez por moda…). E além disso, a sua identidade estética perdura num elemento que caracteriza toda a gama do fabricante americano, a icónica grelha dianteira que identifica um Jeep e que já se podia ver durante a Segunda Guerra Mundial nos originais Willys Overland.