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O próximo Mercedes Classe S é um génio

Active Distance Assist Distronic: regulador de velocidade de cruzeiro inteligente capaz de adaptar a velocidade do automóvel em função do trajeto. Reduz a velocidade perante a aproximação de curvas, cruzamentos, rotundas ou portagens, para a retomar assim que as condições da estrada o permitam. O sistema controla igualmente a distância de segurança para o carro da frente a velocidades que variam entre os zero e os 210 km/h.
Active Lane Chage Assist: para mudar de faixa numa via multifaixa reconhecida pelo GPS basta acionar o indicador de mudança de direção. Desde que a velocidade se situe entre os 80 e os 180 km/h, o sistema utiliza os sensores dianteiros, laterais e traseiros para verificar se não há obstáculos à manobra na faixa indicada, tendo em conta a presença de outros veículos e a velocidades dos mesmos. Se considerar que estão reunidas as condições de segurança dá início à manobra.
Active Speed Limit Assist: Para além de reconhecer a sinalização vertical, utiliza informação do sistema de navegação para ajustar a velocidade à zona envolvente. Assim, ao entrar na cidade, não precisa de ler sinais para saber que o limite são 50 km/h.
Seguir o veículo da frente: em condições de para-arranca de autoestrada ou via semelhenate, se a paragem não ultrapassar os 30 segundos, o Classe S pode seguir o carro da frente de forma automática.
Active Emergency Stop Assist: Trabalha em conjunto com o Active Steering Assist para imobilizar o veículo na faixa de rodagem se, ao fim de um intervalo de tempo predefinido, não houver qualquer interação por parte do condutor. A falta de reação a uma série de avisos ativa o sistema que imobiliza o veículo, aciona os quatro piscas e faz uma chamada para os serviços de emergência.
Active Brake Assist: Aciona os travões quando deteta outros veículos ou peões e o condutor não reage para evitar a colisão.
Evasive Steering Assist: Ajuda o condutor a evitar uma potencial colisão com um peão. Se, depois de identificado o peão na zona frontal de perigo, o condutor iniciar uma manobra evasiva, o sistema aplica binário ao volante na mesma direção e utiliza o ESP para estabilizar o veículo.

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Goste-se ou não, as ajudas à condução vieram para ficar. Sendo uma montra privilegiada da tecnologia Mercedes, a Classe S lidera o caminho rumo à condução autónoma. O portefólio de assistentes eletrónicos do porta-estandarte de Estugarda está prestes a ser enriquecido com um conjunto de elementos que, com jeitinho, são capazes de fazer mais de metade da viagem entre a casa e o trabalho de forma autónoma.

Estes sistemas vêm complementar uma gama onde não falta elementos mais comuns, como o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o detetor de veículos no ângulo morto, o assistente de estacionamento ou o parqueamento remoto a partir do smartphone.

Ricardo Machado/Turbo